Invista no capim cidreira e ganhe mais saúde

Daniel Navas

Também conhecido como capim limão, a planta é um santo remédio contra inchaços, além de ajudar na digestão e proporcionar outros benefícios

O capim cidreira é uma planta medicinal indicada para diversas finalidades, como melhora do sono e cólicas.


Plantinha de folhas estreitas, compridas e quase sem caule. Assim é o capim cidreira, uma erva medicinal, nativa da Índia e bastante encontrada na América do Sul e África. Por aqui, ela também é conhecida como capim santo, capim limão, capim cheiroso, capim cidró ou lemongrass.

Consumida, geralmente, em forma de chá, a planta pode contribuir – e muito – para a saúde das pessoas. Afinal de contas, o capim cidreira é rico em diversos nutrientes, como cálcio, fósforo, potássio, ferro, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, manganês e vitaminas A e C. 

A começar pela suas ações antibacterianas, analgésicas e anti-inflamatórias. "Tudo isso por conta do citral, composto antimicrobiano e antifúngico encontrado na planta que é eficaz na inibição e destruição de micro-organismos", conta Viviane Kim, nutricionista da Liv Up

O citral também aumenta a capacidade do corpo em aproveitar a vitamina A e possui função anti-inflamatória. "Já o mirceno é outro composto encontrado no capim cidreira responsável pela sua ação analgésica, podendo aliviar dores e febres", acrescenta Viviane.

Menos quilos na balança

Além disso, a erva uma ótima opção diurética. “Quem usa a planta, passa a urinar com maior frequência e isso ajuda a eliminar as toxinas que estão circulando pelo organismo”, conta Raisa Barragam, nutricionista da Dieta Vitória

Sem esquecer que o capim cidreira também é o ingrediente ideal para os sucos detox. A planta possui propriedades que contribuem na limpeza de diversos órgãos, deixando-os muito mais saudáveis.

E com o corpo desinchado e limpo de todas as substâncias químicas adquiridas ao longo do dia, o resultado é um só: o emagrecimento (lembrando que isso só é possível se aliado a uma dieta saudável e exercícios físicos diários).

Durma feito um anjo

Para quem sofre com noites mal dormidas, ou até mesmo insônia, um chazinho de capim cidreira minutos antes de cair na cama, pode ser um santo remédio. Isso porque a erva possui propriedades calmantes e não tem nenhum resquício de substâncias que aceleram o metabolismo, como a cafeína, em sua composição (mais um ponto para o sono). 

De acordo com Claudia Lopes Larroyd, nutricionista funcional, a ação sedativa da planta acontece porque ela tem o poder de reduzir a atividade motora no organismo. “Isso aumenta o tempo de sono e, por consequência, temos uma noite mais bem dormida”, conclui. 

E tem mais: o capim cidreira pode ser considerado um ótimo antidepressivo. A erva ajuda na liberação de serotonina, substância que contribui a aumentar a sensação de bem estar, autoestima, confiança e, por consequência, combate a depressão.

Mais leite para os bebês

Até as crianças saem ganhando com o uso da planta. "Algumas mães produzem pouco leite logo depois do nascimento do bebê. O chá de capim santo pode ajudar a aumentar essa produção, fazendo com que a mãe tenha leite suficiente para alimentar o recém-nascido", afirma Andréa Farah, nutricionista clínica.

Seu intestino como um reloginho

Para quem sofre com constipação, distensão abdominal, azia e até mesmo diarreia e vômitos, a erva pode ser uma boa aliada. Isso porque ela tem propriedades antissépticas capazes de eliminar as bactérias ruins do intestino, ao mesmo tempo em que ajuda as bactérias boas a tomarem conta do espaço. 

A melhor maneira de conseguir todas essas benfeitorias é preparando o chá de capim cidreira. Para fazê-lo, basta um punhado de folhas secas dentro da água fervente e deixar tampado por um tempo. “Pelo forte aroma de limão e sabor crítico, a bebida também é opção para refrescar o paladar”, indica Lizandra Traldi Mendonça Sanches, nutricionista do Hospital Samaritano.

E o chá de capim cidreira também pode ser acrescentado em preparações mais elaboradas, como bolos e até mesmo brigadeiro. Veja as receitas a seguir:

Bolo de Capim Cidreira

Ingredientes:

  • 15 folhas de capim cidreira picadas
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • Suco de 1 limão Taiti grande (antes de espremer, raspe a casca e reserve)
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo:

1) Bata tudo no liquidificador as folhas de capim cidreira, o leite, o suco de limão e o óleo.

2) Coe e volte ao liquidificador.

3) Então, acrescente à mistura os ovos, o açúcar e a farinha de trigo.

4) Bata bem e, por fim, acrescente suavemente 1 colher (sopa) de fermento em pó e as raspas do limão que estavam reservadas.

5) Leve para assar em forma untada e enfarinhada. Forno médio e preaquecido.

Brigadeiro de capim cidreira

Ingredientes:

  • 3/4 de xícara (chá) de leite desnatado (200ml)
  • 3 xícaras (chá) de capim cidreira cortado em pedaços pequenos com uma tesoura 
  • 2 latas de leite condensado light

Modo de preparo:

1) Coloque no liquidificador o leite, o capim cidreira e bata até obter um suco.

2)Passe esse suco pela peneira e aperte bem o que ficou na peneira para aproveitar todo o sabor.

3) Transfira para uma panela, acrescente 2 latas de leite condensado, leve ao fogo baixo e mexa bem até soltar do fundo da panela (25 minutos).

4) Despeje a massa de brigadeiro em um prato untado com manteiga e espere esfriar.

5) Depois de frio, com as mãos untadas, pegue pequenas porções, faça bolinhas e coloque em embalagens próprias para brigadeiros. Sirva a seguir.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto