Veja a seleção de 11 frutas que ajudam a emagrecer

Ana Paula Cardoso

Saiba mais sobre as frutas mais indicadas para acelerar metabolismo, causar sensação de saciedade e ajudar no emagrecimento

Frutas que ajudam a emagrecer ainda trazem outros benefícios à saúde.


Por conterem nutrientes importantes e fundamentais para o equilíbrio do metabolismo, as futas são alimentos fundamentais numa dieta de perda de peso, desde que utilizadas como complemento de um cardápio balanceado. Mas algumas são especialmente indicadas para este fim.

Quando contêm propriedades diuréticas, caso do abacaxi, ou fibras, que auxiliam no trânsito intestinal - caso do mamão ou tangerina - as frutas dão sensação de saciedade e colaboram para manter a queima calórica em dia.

"Quando consumidas nos intervalos das refeições, elas são extremamente importantes para a saúde e, consequentemente, para a perda e/ou manutenção do peso corporal", ensina a nutricionista Marcia Del Grand.

Sem consumo exagerado

Segundo a especialista, as frutas são carboidratos e devem fazer parte da alimentação diária. Mas a orientação nutricional personalizada é fundamental para direcionar quais frutas ajudam a  emagrecer e o melhor horário para ingeri-las. 

"Mas seu consumo não deve ser exagerado, pois a frutose, o açúcar presente neste tipo de alimento, também pode engordar", alerta Marcia. 

Carboidratos, proteínas e gorduras são absorvidos de forma plena, na presença das vitaminas e minerais existentes nas frutas. "As frutas que ajudam a emagrecer ainda contribuem para reforçar o sistema imunológico e dar ao organismo substratos para a manutenção  da saúde", reforça a nutricionista. 

As frutas que ajudam a emagrecer

A nutricionista Marcia Del Grand elaborou para A Revista da Mulher uma lista de frutas que ajudam a emagrecer. Saiba quais são e o porquê de cada uma delas ajudar no caminho rumo ao peso ideal.

1) Morango

Contém cerca de 45 calorias por 100 g. Ajuda a emagrecer, pois contém calorias negativas (possui menos calorias do que  gasta para ser digerido). É considerado anti-inflamatório natural - importante para a perda de peso.

2) Banana

Contém entre 87 e 120 calorias. Rica em triptofano, potássio e magnésio, a banana diminui o desejo de comer doces, sacia a fome e assegura boa contração dos músculos. O número de calorias depende do tipo e do tamanho da banana. "É ótima pedida para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no microondas com canela é uma excelente opção para quem não fica sem sobremesas", completa Marcia.

3) Pera

Contém  85 calorias por unidade. A pera está na lista das frutas que ajudam a emagrecer por ser rica em fibras, o que melhora o trânsito intestinal e tira a fome.  Auxilia ainda a regular os níveis de colesterol no sangue. Pera assada com canela também é uma ótima sobremesa que ajuda a emagrecer.

4) Kiwi 

Contém 46 calorias por 100 g. Combate a prisão de ventre,  tem a capacidade de saciar o apetite e é diurético.

5) Maçã

Contém 81 calorias em 170 g. Rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e triglicerídeos e ajuda na digestão. A maçã assada com canela ou cravo da índia é uma opção para tirar a vontade de doces.

6) Mamão

Tem cerca de 85 calorias por 100 g. Diurético e rico em fibras, o mamão facilita o trânsito intestinal e diminui a sensação de estufamento (barriga inchada). O mamão ainda é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. "Uma fatia de mamão formosa ou 1/2 mamão papaia é uma ótima  opção para começar o dia", sugere a nutricionista.

7) Limão

Contém 22 calorias por unidade. É diurético e um potente antioxidante, que elimina as toxinas do organismo, ajudando a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue. "Tomar uma xícara de chá de limão diariamente é uma ótima opção para manter a forma. Mas o consumo exagerado pode sensibilizar os dentes", diz Marcia Del Grand.


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8) Tangerina

Tem 38 calorias por 100 g. A fruta ajuda a emagrecer porque é rica em água e fibras. Melhora o trânsito intestinal, reduz a absorção de gordura e ajuda a controlar a glicemia. Auxilia na absorção do ferro no intestino e fortalece o sistema imune.

9) Abacaxi

Contém 52 calorias em 100 g. Ajuda a emagrecer pois é rico em água. Combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno ou na grelha com canela.

10) Abacate

Contém 96 calorias em 100 g. Tem em sua composição as chamadas gorduras "boas", que dão sensação de saciedade e ajudam a carregar gorduras acumuladas na região abdominal. Pode ser consumido acompanhando saladas e/ou misturado ao açúcar de coco para promover a perda de peso.

11) Grapefrut ou Toranja

Contém 42 calorias em 100 g. Tem propriedade emagrecedora, pois é eficaz no bloqueio dos depósitos de gordura. O corpo queima mais gordura do que normalmente queimaria. Rica em fibras e água, dá sensação de saciedade, aumenta a imunidade, combate o envelhecimento precoce,  melhora o funcionamento intestinal e acelera o  metabolismo. 

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