Nutricionista responde: beber água com limão em jejum emagrece?

Fernanda Lima

Benefícios da bebida, que deve ser consumida diariamente, incluem a melhora da digestão e a limpeza do organismo (o famoso Detox!)

Descubra se beber água com limão em jejum emagrece.


O hábito de beber água com limão em jejum se popularizou depois da fama que esta bebida poderosa ganhou: ela ajudaria emagrecer, além de fazer um detox no organismo. Mas será que estes benefícios são verdadeiros?

De acordo com Naiana Passos, nutricionista, é errado afirmar que a bebida emagrece, afinal, "se você ingeri-la todos os dias e não manter uma boa alimentação e atividade física, de nada irá adiantar”, alerta a especialista.

Entretanto, o limão é uma frutinha cheia de benefícios. Um deles é o seu efeito adstringente, responsável por eliminar gases e dissolver excessos de gorduras. Neste caso, a bebida pode sim contribuir para o emagrecimento, desde que aliada a hábitos saudáveis.

O efeito depurativo do limão, por sua vez, ajuda a limpar o sangue e as células, sendo assim, a bebida realmente faz um detox no organismo. Confira outros benefícios desta frutinha amarga e poderosíssima: 

  • Efeito digestivo: ajuda na salivação e prepara o organismo para uma digestão mais eficiente. Pré-digere alimentos densos como carboidratos complexos, proteínas e gorduras. 
  • Efeito mineralizante: ajuda o organismo a fixar sais minerais como ferro, cálcio, potássio, magnésio, entre outros. 
  • Efeito antibacteriano e antivirótico: por ser uma bebida alcalina, atua como antibiótico natural e detém o avanço de infecções internas. 

Por que em jejum? 

Começar o dia tomando água com limão facilita as reações de digestão do organismo e auxilia a eliminação de restos de metabólitos que foram produzidos durante a sua noite de sono. "Dessa forma, o seu dia já começa mais 'limpo'”, garante a nutricionista.

Mesmo quem opta pelo suco verde no desjejum, pode tomar a água com limão. "O ideal é tomar a bebida 15 minutos antes do suco", sugere Naiana. Para preparar a água com limão, basta espremer meio limão em um copo com três dedos de água.

Dicas sobre o consumo da água com limão em jejum

  • Apesar da bebida não ter contraindicações, é normal, nos primeiros dias, sentir náuseas, enjoos, ânsia, diarreia, gosto ruim na boca, dor de cabeça, cansaço e até coceira. Segundo a nutricionista, estes sintomas são comuns e indicam que o corpo está se desintoxicando. “É uma resposta muita rápida de um organismo que certamente está consumindo besteiras há muito tempo, e na primeira oportunidade ele se inflama e libera”, explica.
  • A água com limão em jejum pode ser tomada diariamente, entretanto, não é necessário exagerar no consumo. O ideal é tomá-la apenas em jejum e antes do almoço, para facilitar a digestão. 
  • Caso não se acostume com o gosto, a dica da nutricionista é ir acostumando o organismo com o sabor do limão aos poucos. "Tente usá-lo em sucos com outras frutas, no Chooran (picles indiano de limão) ou substituir o vinagre por gotas de limão na salada", sugere a especialista.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto