Farinha de linhaça: aprenda a fazer em casa este ingrediente rico em ômega 3

Fernanda Lima

Cheia de fibras, vitaminas e sais minerais, farinha pode ser usada no preparo de tortas, bolos e pães. Ou mesmo polvilhada em saladas, sucos e shakes

Farinha de linhaça é anticancerígena e ajuda a controlar o peso.


Fonte de ômega 3, a linhaça é um dos alimentos que mais contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Entretanto, não é todo mundo que se adapta ao gosto desta sementinha. Para ajudar, a farinha de linhaça se destaca como um outro formato deste super alimento e pode ser incorporada à receitas já utilizadas no dia a dia.

Segundo Cynthya Carolynne, nutricionista da clínica Daia Venturieri, a farinha de linhaça pode ser usada para polvilhar saladas e frutas, misturar em sucos, shakes, omeletes, sopas, tortas, bolos, pães e muito mais.

Os benefícios da farinha de linhaça

Assim como a semente, a farinha de linhaça é rica em ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 6, fibras, vitaminas e minerais. Além de ser um alimento funcional e altamente nutritivo.

Seu consumo, garante a nutricionista, ajuda no controle do peso e das taxas de glicose e colesterol, além de regular o intestino e aumentar a sensação de saciedade

O consumo regular da farinha de linhaça contribui ainda na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, tudo por conta de compostos fitoquímicos conhecidos como lignina, encontrado em abundância na linhaça.

Farinha de linhaça: faça em casa

Para fazer a farinha de linhaça em casa, siga as instruções: 

  1. Coloque a quantidade que desejar de semente de linhaça inteira no liquidificador ou processador;
  2. Bata até que tenham se transformado em pó.

A nutricionista destaca ainda, dicas importantes sobre a farinha de linhaça:

  • para armazenar, coloque-a dentro de um pote fechado, longe de luz e da umidade;
  • faça a farinha para consumir por até dois dias, no máximo. Isto porque após esse período, o óleo presente na linhaça começa a oxidar e ela perde suas propriedades;
  • o ideal é consumir de 2 a 3 colheres de sopa de farinha de linhaça por dia;
  • prefira sempre consumi-la no café da manhã ou almoço, para ajudar a diminuir o apetite.

Copyright foto: iStock

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