Conheça os benefícios da farinha de berinjela para a saúde

Fernanda Lima

Rica em fibras, ingrediente auxilia na perda de peso, no equilíbrio do colesterol e contribui para o bom funcionamento do intestino

Farinha de berinjela: rica em fibras, ajuda até a emagrecer.


Quem sofre de doença celíaca ou prefere apenas não consumir alimentos com glúten, é obrigado a substituir a farinha de trigo na dieta. Uma boa opção é a farinha de berinjela. O ingrediente pode ser usado no preparo de pães, bolos, tortas, entre outras receitas, ou ser consumida de manhã, com o cereal matinal, nas principais refeições ou batido no suco.

Segundo Caroline Yoshioka, nutricionista da Midway International Labs, a farinha de berinjela é indicada para quem quer manter uma dieta saudável. Rica em fibras (40% de sua composição), ela auxilia na perda de peso, no equilíbrio do colesterol, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino.

A farinha de berinjela também ajuda na absorção do açúcar no organismo, evita o acúmulo de gordura e sacia mais. Além disso, acrescenta a nutricionista, diminui o inchaço da região abdominal, justamente porque é rica em fibras, o que ajudam a desintoxicar o corpo e a limpar o intestino.

Emagrece mesmo?

Um estudo realizado pelo departamento de nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro acompanhou, durante dois meses, 14 mulheres com sobrepeso. Com idades entre 30 e 45 anos, elas foram divididas em dois grupos, que por sua vez foram submetidos a uma dieta balanceada.

No cardápio diário do primeiro deles foram acrescidas quatro colheres (sopa) de farinha de berinjela. Ao final da pesquisa, as mulheres que consumiram a farinha eliminaram em média 6 kg e diminuíram 12 cm de cintura. Já o segundo grupo afinou apenas 3 kg e perdeu aproximadamente 3 cm da circunferência abdominal.

Como consumir?

De acordo com a nutricionista, a recomendação é consumir aproximadamente 4 colheres de sopa por dia da farinha de berinjela. "O excesso de consumo pode gerar doenças intestinais e pressão arterial muito baixa”, alerta.

Faça em casa!

Apesar de ser possível de ser feita em casa, a nutricionista sugere comprar a farinha de berinjela pronta, em lojas de produtos naturais, pois possui um prazo maior de validade.

Para quem prefere preparar sua própria farinha, basta seguir a receita:

Farinha de berinjela

Ingredientes

  • 1 kg de berinjela

Modo de preparo

  1. Em uma forma, coloque a berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura média de 160° C por duas horas, ou até o legume ficar crocante e desidratado.
  2. Triture a berinjela no processador ou no liquidificador no modo pulsar.
  3. A farinha deve ficar com aparência semelhante à farinha de mandioca.
  4. Guarde-a em um pote bem vedado e armazene em local arejado.

Copyright foto: iStock

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