Descubra os benefícios do chá de carqueja para o organismo

Ana Paula Cardoso

Uma das plantas medicinais mais populares, o chá de carqueja é eficiente para estimular o bom funcionamento do fígado

Chá de carqueja faz bem ao fígado e tem outras propriedades medicinais.


Muito conhecido como um remédio caseiro para  curar a ressaca, o chá de carqueja sempre esteve na lista de dicas da vovó para o bem-estar do organismo. Como a ciência está sempre alerta para comprovar - ou desmistificar - aquilo que nossos antepassados conheciam de forma empírica, estudos têm afirmado a eficácia do chá de carqueja.

A planta carqueja, baccharis genistelloides, é original da África mas também desenvolveu-se bem nos cultivos na América do Sul e em parte da Europa. Pesquisas clínicas comprovam suas propriedades digestivas e colagogas - eliminando a bile acumulada no fígado e na vesícula.

"O óleo essencial da carqueja, o carquejol, estimula as células hepáticas, aumentando da produção de bile e favorecendo a digestão de alimentos gordurosos", explica o médico homeopata Roberto Debski.

Carqueja trata além do fígado

O chá de carqueja, portanto, traz este efeito depurador do fígado, aumentando a produção da bile e protegendo o órgão de agentes irritantes - como excesso de álcool e gordura.

Mas não é somente sua ação sobre os distúrbios hepáticos que leva o chá de carqueja a entrar na lista das plantas medicinais mais populares no Brasil. 

Assim como acontece com o boldo do Chile, o gosto amargo do chá de carqueja estimula as papilas gustativas e, com isso, estimula  aprodução de suco gástrico. Este efeito favorece a digestão e pode estimular o apetite. 

O chá também é recomendado para portadores de diabetes. "Ele reduz os níveis de glicose no sangue e tem propriedades protetoras da mucosa do estômago", orienta o Dr. Debski.

A planta medicinal não é indicada, no entanto, a gestantes e lactantes, que só devem ingerir chá de carqueja sob orientação médica.

Receita de chá de carqueja

Ingredientes
2 colheres de folhas secas de carqueja
1 litro d'água

Modo de preparo
Ferva a água junto com as folhas. Sirva ainda quente. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto