Shake para emagrecer: faça em casa!

Fernanda Lima

Prática, a bebida é indicada para quem quer perder peso rápido. Porém, é preciso tomar cuidado com as versões industrializadas

Faça em casa um shake caseiro e de um chega pra lá nos quilinhos a mais! © iStockphoto.com


Os shakes são uma boa opção para quem quer emagrecer. Podendo substituir lanches intermediários ou, em situações esporádicas, as refeições principais, a bebida dá maior sensação de saciedade, com um aporte calórico baixo. Porém, não basta tomar qualquer shake. O ideal é preparar a própria bebida ou comprar aquelas indicadas por um profissional. 

Shakes preparados em casa, com alimentos in natura, são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Outro benefício da bebida caseira é a possibilidade de variar os ingrediente utilizados no preparo. "Desta forma, conseguimos ofertar uma variedade maior de nutrientes e sabores”, explica Gabriela Rebello, nutricionista. 

Shake para emagrecer: vantagens e desvantagens

A especialista explica que quem quer emagrecer com os shakes, pode substituir de uma a duas refeições principais - café da manhã, almoço e jantar - por um copo da bebida.

O shake é ótimo para quem busca um resultado rápido e não consegue, por exemplo, se controlar quando vai a um restaurante. Outra vantagem é a praticidade de consumi-lo mesmo naqueles dias que fogem da rotina, pois a bebida é fácil de armazenar e carregar consigo.

Entretanto, a nutricionista alerta que shakes vendidos no mercado ou em farmácias podem ser prejudiciais para a saúde. "Se usados a longo prazo e de forma inadequada, podem acarretar em carências nutricionais, hipovitaminose e até doenças causadas pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo”, ressalta.

A falta de vitamina B1, por exemplo, é a deficiência mais comum que acomete os músculos em geral, os batimentos do coração e o sistema nervoso central. Além disso, "a grande maiorias shakes vem com teores de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) fora das recomendações da vigilância sanitária e com altas concentrações de aditivos químicos, conservantes, sódio e adoçantes”, explica Gabriela.

Outro grande problema do consumo do shake para emagrecer é que ele pode deixar a dieta monótona, e a pessoa acaba abandonando o método rapidamente.

Faça o seu próprio shake!

Já que o ideal é consumir o shakes caseiros, que tal aprender a prepará-lo? Confira a receita da nutricionista.

Shake para emagrecer caseiro

Ingredientes

250ml de água

1 scoop (colh. de medida) de Whey Protein Isolado 

1 banana

5 macadâmias

1 colh. de sobremesa de flocos de quinoa

1 colh. de sobremesa de flocos de amaranto

Para adoçar: ou mel ou xarope de agave ou xilitol 

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Bônus: como variar o sabor do shake

Saiba que seguindo as dicas certas é possível criar sue próprio shake para emagrecer e variar as receitas. Gabriela explica quais são os ingredientes que não pode faltar no preparo:

  • Uma fonte de proteína: leite vegetal (leite de arroz, leite de aveia, leite de quinoa, leite de amêndoas); iogurte natural ou sem lactose; ou suplementos proteicos (albumina, proteína de arroz, whey protein, caseína).
  • Uma fonte de carboidrato: frutas (que também fornecem vitaminas e minerais).
  • Uma fonte de gordura boa: oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias).
  • Uma fonte de fibras: farelo de aveia; semente ou farinha de chia; flocos de quinoa; biomassa ou farinha de banana verde; farinha de linhaça ou flocos de amaranto.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto