Bulletproof coffee: a nova onda que promete ajudar no emagrecimento

Daniel Navas

Também conhecido como café cetogênico, a bebida é composta por café, manteiga e óleo de coco

O bulletproof coffee promete levar maior saciedade ao longo do dia, o que ajuda no processo de emagrecimento. © iStochphoto.com/Tham Kee Chuan


De tempos em tempos, surgem novas dietas ou elementos que contribuem na perda dos quilos a mais. O queridinho da vez é o chamado bulletproof coffee, uma bebida que combina café orgânico, manteiga sem sal e óleo de coco.

Também conhecida como café cetogênico, café blindado ou café turbo, a mistura promete reduzir o apetite ao longo do dia, melhorar a concentração e, ao mesmo tempo, potencializar a queima de gordura e aumentar a resistência corporal.

Uma bebida que nasceu no Himalaia

A receita do bulletproof coffee foi criada pelo empresário notre-americano Dave Asprey, autor do livro The Bulletproof Diet. A ideia surgiu após uma viagem sabática que ao Tibete, onde Asprey reparou que os povos do Himalaia consumiam diariamente uma bebida feita de chá com manteiga pura (feita do leite de iaques, um boi selvagem daquela região).

O empresário percebeu que o líquido era praticamente a única refeição dessas pessoas por horas e horas. Mas, mesmo assim, eles continuavam com uma ótima concentração e energia para seguir com os afazeres diários.

Ao voltar para os Estados Unidos, Asprey decidiu pesquisar mais a fundo os efeitos da bebida, criou sua própria receita com café que vem conquistando muitos adeptos em todo o mundo. 

Os benefícios do bulletproof coffee

Mas, como será que o café cetogênico age dentro do organismo? Tudo começa pela cafeína que, por estimular o sistema nervoso central, aumenta o estado de atenção, diminui a sensação de cansaço e ainda possui propriedades termogênicas. Já as gorduras boas, a manteiga e o óleo de coco, ajudam a manter a saciedade por mais tempo e, quando consumidas moderadamente, podem beneficiar a dieta. 

“Ainda que polêmico, o óleo de coco em particular, é um ácido graxo TCM, ou seja, rico em triglicerídeos de cadeia média. Essa característica faz com que ele seja rapidamente absorvido pelo organismo, convertendo-se em uma fonte de energia imediata sem alterar significativamente a glicemia, como acontece com os carboidratos, por exemplo”, esclarece Sinara Menezes, nutricionista.  

Complemento para uma dieta balanceada

Apesar de não haver estudos em humanos que comprovem a eficácia do café cetogênico - atualmente, existem somente pesquisas com camundongos -, é possível dizer que o alimento de fato promove maior saciedade. Entretanto, para contribuir com o emagrecimento, é preciso seguir uma dieta balanceada. 

“O cardápio ao longo do dia deve ser baixo em açúcar e alimentos industrializados. Geralmente, se inicia o dia com o bulletproof coffee porque ele traz a saciedade, fazendo com que seu corpo se adapte a usar a gordura da manteiga e do óleo de coco como fonte de energia. Muitas pessoas que querem emagrecer utilizam o café cetogênico como um substituto de refeição, trocando o café da manhã pela bebida”, explica Sara Bragança, médica especializada em terapia ortomolecular e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Outra vantagem da bebida é que ela contribui para a queda do hormônio insulina, o que diminui o apetite ao longo do dia. “É ótimo para pacientes com diabetes ou resistência insulínica”, ressalta Luciana Guerreiro de Sousa, nutricionista.

Receita de bulletproof coffee

O ideal é que os ingredientes do bulletproof coffee sejam os mais saudáveis possíveis: café de alta qualidade (preferencialmente orgânico), manteiga pura (ghee ou clarificada). Confira abaixo a receita:

Ingredientes
200 ml café orgânico coado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem

Modo de preparo
Prepare o café orgânico normalmente, utilizando água bem quente para passar. Depois, coloque a bebida no liquidificador, junto com a manteiga e o óleo de coco. Bata bem todos os ingredientes e tome logo em seguida. Não use açúcar ou adoçante.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto