Carvão vegetal: conheça os diferentes usos e benefícios

Daniel Navas

Descubra como usar o carvão vegetal no dia a dia

O carvão vegetal pode ser usado como fitoterápico e até mesmo para filtrar água. © iStockphoto.com/Nantapok

 

Usado como fototerápico, em máscaras faciais para tonificar a pele ou mesmo para filtrar maus odores na geladeira, o carvão vegetal é um produto extremamente versátil.

Conhecido também como carvão ativado, ou carvão vegetal ativado, é uma forma de carbono puro obtido a partir da queima de certos tipos de materiais (como turfa, bambu e coco) em temperaturas controladas. Posteriormente ele é tratado com oxigênio, o que lhe confere propriedades absorventes. 

“A queima do material não é completa para que, assim, se mantenha a porosidade. Também é possível produzir um tipo específico de carvão ativado a partir da queima de ossos de boi a altas temperaturas”, aponta Andreia Guarnieri Médica, nutróloga, de São Paulo.

Os benefícios fitoterápicos

Encontrado na forma de cápsulas, em pó e em pastilhas, o carvão vegetal é conhecido pelo sua ação fitoterápica. “Ele absorve substâncias tóxicas do trato digestivo, sendo utilizado em casos de intoxicação por medicamentos, drogas ou alimentos, e também em casos de envenenamentos”, esclarece Andreia.

O carvão vegetal, por absorver substâncias no trato digestivo, também contribui a eliminar o mau hálito. Além disso, ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim e do fluxo biliar.

Mas fica um alerta: o carvão vegetal não deve ser incluído na dieta de todos os dias. Isso porque ele pode atrapalhar a absorção de minerais e vitaminas. "Já para quem estiver tomando algum tipo de medicamento para tratamento de doenças, o carvão ativado pode atrapalhar a absorção dos mesmos e trazer prejuízos à saúde", analisa a nutróloga.

Diferentes usos do carvão vegetal

Bastante versátil, o carvão vegetal é usado também com outras finalidades. Entre seus usos, pode-se destacar:

  • Filtro para o tratamento da água: para filtrar 250 litros de água basta usar três pastilhas de tamanho médio. 
  • Fertilizante para o solo: basta pulverizar o carvão vegetal em pó sobre a terra.
  • Eliminar maus odores: por conta de sua capacidade absorvente, o carvão ativo também é usado para eliminar maus odores em congeladores e geladeiras. Nesse caso, faça um sachê com o pó de carvão ativado e troque a cada 15 dias.
  • Para tratamentos faciais: o carvão ativado pode ser usado em rituais de beleza, já que promove uma limpeza profunda dos poros, reduzindo a oleosidade da pele. 

“Indico como máscara, em base de argila ou plástica. Basta aplicar na face, aguardar cerca de 15 minutos e enxaguar. No caso da máscara plástica, antes do enxágue, o paciente ‘descola’ a máscara seca das laterais para o centro do rosto para, depois, enxaguar”, explica Carla Vidal, dermatologista, de São Paulo. O produto, chamado de máscara de carvão ativado, pode ser encontrado em casas de produtos de beleza.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto