10 boas receitas low carb para quem quer reduzir o carboidrato

Daniel Navas
  • As receitas low carb levam pouca ou nenhuma quantidade de carboidrato e ajudam no processo de emagrecimento

    As receitas low carb são ótimas opções para quem quer reduzir o consumo de carboidratos. © iStockphoto.com/Anchiy

     

    Cetogênica, paleo ou hiperproteica são algumas das dietas low carb muito em voga entre aqueles que buscam um emagrecimento efetivo. Esses planos alimentares têm em comum o fato de restringirem (ou eliminarem) o consumo de carboidrato que, quando consumido em excesso, pode levar ao acúmulo de gordura.

    Mas nem sempre é fácil montar as refeições seguindo as restrições das dietas. Para quem quer algumas ideias para fugir do óbvio e variar o cardápio, A Revista da Mulher separou 10 receitas low carb saudáveis e saborosas. Confira a seguir. 

  • Cuscuz marroquino com frutos do mar

    Cuscuz marroquino com frutos do mar. © Divulgação


    O cuscuz marroquino com frutos do mar é uma refeição completa e deliciosa. O prato leva mexilhões e polvo e, portanto, é rico em vitaminas do complexo B e em minerais, particularmente o magnésio, benéfico para o sistema imunológico e as conexões nervosas. 

    A receita também leva grão de bico, legumes e vegetais. “O grão de bico é uma leguminosa rica em fibras e proteína vegetal. Já os vegetais fornecem fibras, oligoelementos (selênio, ferro, cálcio) e muitas fibras”, explica Cristiane Braga Kanashiro, nutricionista da Clínica Due, em São Paulo. Veja a receita aqui.

  • Pescada com creme de limão

    pescada com creme de limão. © Divulgação


    Essa pescada com creme de limão não apresenta nenhum alimento do grupo dos carboidratos, como o grupo do arroz, pão, massa, batata e mandioca. Além de ser uma receita low carb, também possui queijos em sua composição.

    “Esse tipo de alimento é fonte de proteína de alta qualidade, ou seja, apresenta todas as partes (aminoácidos) fundamentais para a formação das estruturas do corpo: pele, unha, cabelo, músculo e células do sistema de defesa. Outro componente importante é o cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos”, conta Mirella Pasqualin, da empresa RGNutri de Consultoria. Veja a receita aqui

  • Salpicão light

    Salpicão. © Divulgação

     

    Fácil de preparar, essa versão light do salpicão pode ser muito prática para quem está seguindo uma dieta low carb. Nesta receita a maionese é substituída por creme de queijo, o que deixa o preparo mais leve e nutritivo. Veja a receita aqui.

  • Torta de banana

    Torta de banana. © Divulgação

     

    Mesmo quem segue uma dieta low carb pode não precisa abrir mão da sobremesa. Esta torta de banana leva castanhas que possuem proteína e gordura de boa qualidade. Mas fica o alerta: “a receita é bastante calórica, por isso, deve ser consumida com moderação para que tenha o efeito emagrecedor e regulador desejado”, explica Cyntia Maureen, nutricionista. Veja a receita aqui.

  • Bolinho proteico de frango

    Bolinho proteico de frango. © Divulgação

     

    Saboroso e saudável, o bolinho proteico de frango é  indicado para uma dieta low carb, mesmo incluindo um pouco de carboidrato na sua preparação. Isso porque os ingredientes, em sua maioria, são ricos em proteínas. “É excelente para ser usada no pós-treino, pois tem muita proteína, nutriente ideal para o ganho de massa muscular”, comenta Manuela Almeida, nutricionista. Veja a receita aqui.

  • Bolacha de queijo

    Bolacha de queijo. © Divulgação

     

    bolacha de queijo é uma ótima opção para um snack saudável. Seu principal ingrediente é a ricota, que é feita do soro do leite e tem bastante proteína e menos sódio e gordura que outros queijos. “Rica em vitaminas, a ricota possui nutrientes como vitaminas A, B6 e B12, C, D e E e sais minerais como o sódio, potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco, selênio, e fósforo”, afirma Manuela Almeida, nutricionista. Veja a receita aqui.

  • Frescatino caseiro

    Frescatino caseiro. © Divulgação


    O frescatino caseiro é uma receita low carb deliciosa para consumir em qualquer hora. Também é excelente substituto de queijos e manteigas, que são muito calóricos. “Essa receita ajuda no emagrecimento por proporcionar estas trocas inteligentes. É rica em proteínas e possui poucas quantidades de gorduras totais”, aponta Manuela Almeida, nutricionista. Veja a receita aqui.

  • Sopa Pantanal

    Sopa Pantanal. © Divulgação


    Perfeita para ser consumida à noite, a famosa sopa Pantanal, é rica em fibras, já que a maioria dos ingredientes são folhas verdes. Além disso, esses vegetais também têm muitas vitaminas e minerais, e micronutrientes fundamentais para a saúde do corpo. Também são ricos em antioxidantes, prevenindo o envelhecimento das células do corpo e agindo na prevenção de vários tipos de câncer. Veja a receita aqui.

  • Quibe de abóbora com coalhada seca

    Quibe de abóbora com coalhada seca. © iStockphoto.com/VanessaVolk


    Para comer no almoço ou jantar, o quibe de abóbora com coalhada seca é ótimo acompanhado de salada de folhas. “Os benefícios dessa receita low carb são: maior aporte de proteína e de fibras, ação digestiva, fonte de betacaroteno, fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, zinco e cobre”, afirma Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da academia Bio Ritmo, em São Paulo. Veja a receita aqui.

  • Crepe proteico de banana

    Crepe proteico com banana. © iStockphoto.com/ Olha_Afanasieva


    O crepe proteico de banana é ideal para o café da manhã ou lanches intermediários. Fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, essa receita low carb também é rica em fibras, potássio e possui gorduras boas. O quitute também leva canela que tem efeito termogênico e anti-inflamatório. Veja a receita aqui.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto