Dieta da banana promete enxugar até 18kg em 2 meses

Fernanda Lima

Cardápio indica o consumo da fruta apenas no café da manhã e não proíbe alimentos, com exceção de doces e frituras

Saiba como funciona a dieta da banana e emagreça em pouco tempo!

 

Febre no japão, a dieta da banana é um daqueles cardápios que prometem resultados rápidos: enxugar até 18 kg em 2 meses. Criado em 2008 pelo especialista em medicina preventiva Hitoshi Watanabe, o plano alimentar se baseia na ideia de que o consumo da banana aumenta a sensação de saciedade, além de acelerar a digestão. O resultado é menos fome - e menos quilos na balança!

Segundo Nádia Naves, professora do curso de nutrição da Anhanguera de Brasília – Pistão Sul, a banana é cheia de benefícios. Rica em potássio, a frutinha auxilia a diminuir a pressão arterial, cãibras e ajuda a normalizar o trânsito intestinal. O consumo de no mínimo uma banana por dia já é suficiente para garantir todos estes benefícios.

Como funciona

Quem pensa que para seguir a dieta da banana é necessário o consumo da fruta em todas as refeições, está enganado. O cardápio exige a ingestão da fruta apenas uma vez ao dia: no café da manhã.

Existem duas versões da dieta da banana. A primeira indica o consumo de apenas uma banana no café da manhã, e, caso o alimento não seja suficiente para matar a fome, sugere-se fazer um lanche de até 200 calorias cerca de 30 minutos após essa primeira refeição.

Já a segunda - e mais famosa - versão indica o consumo de quatro bananas no café da manhã, que podem ser consumidas com água morna ou chá sem açúcar. Essa mistura formaria uma espécie de gel que demora mais para ser digerido, aumentando a sensação de saciedade. Em ambas as versões, a fruta deve ser consumida in natura.

Já no almoço, praticamente todos os alimentos estão liberados com moderação, com exceção de doces e frituras. O ideal é preferir cereais integrais, peixe, legumes e verduras. Nos lanches intermediários, por sua vez, podem ser consumidas outros tipos de frutas, como melancia, abacaxi, etc.

O jantar deve ser consumido antes das 20 horas, também dando preferência a cereais integrais, peixe, legumes e verduras, como no almoço. Carboidratos, no entanto, devem ser evitados, assim como o hábito de tomar líquidos durante a refeição.

Pede-se também para não consumir bebidas alcoólicas, e, para não atrapalhar o metabolismo, é preciso dormir antes da meia-noite. Para um resultado ainda mais satisfatório, a nutricionista sugere a prática pelo menos 30 minutos por dia de atividade física, como caminhadas leves. 

Prós e contras da dieta da banana

Uma vantagem da dieta da banana é que não existem limites calóricos definidos para cada refeição, nem alimentos proibidos ou permitidos. Apenas deve haver moderação no consumo.

Este é o ponto alto do cardápio, afinal ,sabe-se que a restrição de grupos alimentares não é o ideal para uma reeducação alimentar, podendo causar até compulsão alimentar.

Sobre o aspectos negativo, nutricionistas defendem que a presença de açúcar na banana não é suficiente para garantir a energia necessária para a primeira refeição do dia. Segundo os especialistas, o café da manhã precisa ser completo e não apenas restrito a um tipo de fruta.

Para a professora de nutrição da Anhanguera, a primeira refeição matinal, deve-se incluir proteínas, carboidratos, gorduras boas, fibras e vitaminas, cereais integrais, iogurte, leite, pães e frutas. O ideal, completa Nádia, é sempre consultar um profissional antes de iniciar qualquer dieta.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto