Conheça 10 benefícios da maçã

Daniel Navas

As propriedades benéficas da maçã estão em todas as partes, inclusive na casca, que também possui vitaminas essenciais à saúde

São quatro os tipos de maçã existentes, e todas elas apresentam os mesmos benefícios. © iStockphoto.com/Magone


Seja na salada de frutas, in natura, ou assada, a maçã é um alimento que pode contribuir bastante com a saúde de quem a consome. Para conhecer mais a fundo os bons motivos para incluir a maçã em um cardápio saudável, A Revista da Mulher pediu a ajuda de Roberta Soares Lara Cassani, nutricionista responsável pelo Instituto de Nutrição Roberta Cassani, em Itu, e de Bárbara Faustino Ramires, nutricionista da GetNinjas para listarem os 10 benefícios da maçã.

Veja só  10 benfeitorias da maçã para o corpo:

1. Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)

Tudo isso graças à pectina, um tipo de fibra solúvel encontrada na casca da maçã. Mas fique atento, pois, ao retirar a casca, essa substância é totalmente eliminada do alimento e seus benefícios vão embora, também.

2. Evita o envelhecimento precoce

A maçã possui muitos antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem todas as células do corpo contra inúmeros agentes que causam doenças e o envelhecimento precoce. “Suas propriedades antioxidantes blindam nosso coração e previnem certos tipos de câncer, como o de cólon e mama”, aponta Roberta.

3. Protege a voz e a garganta

Como a maçã é rica em taninos e flavonoides, fitonutrientes que, entre diversas ações, atuam como adstringente a fruta auxilia na limpeza da boca e faringe. E acaba por contribuir com a saúde da voz.

4. Fortalece o sistema imunológico

O responsável por isso é a quercitina, antioxidante que apresenta uma importante ação anti-inflamatória, além de contribuir para eliminar os radicais livres do organismo.

5. Ajuda o sistema digestivo

Por conta das boas quantidades de pectina, taninos, ácido málico e flavonoides, presentes na maçã, essas substâncias contribuem no alívio dos problemas no sistema digestivo, como diarreia, constipação intestinal, entre outros. Nesse caso, o indicado é consumir a maçã assada ou cozida, e até mesmo o chá de maçã.

6. Previne o derrame cerebral

Foi o que apontou um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda. Ao longo de dez anos, os pesquisadores acompanharam grupos de pessoas entre 20 e 65 anos. A conclusão da pesquisa apontou que aqueles indivíduos que consumiam alimentos de polpa branca, como a maçã, tinham 52% menos chances de desenvolver um AVC. Tudo isso por conta da alta concentração de fibras e vitaminas B, C e E.

7. Combate à anemia

Por ser rica em ferro, a maçã pode ser uma aliada para quem estiver passando por problemas de anemia. Além disso, a fruta também apresenta boas quantidades de vitamina C, elemento essencial para a boa absorção do ferro no organismo.

8. Dentes fortes e cérebro saudável

A maçã também pode ajudar nesses dois quesitos. Isso porque a fruta é rica em fósforo, mineral essencial para a estrutura óssea do corpo, assim como para o sistema nervoso.

9. Aliada do emagrecimento 

As fibras encontradas na casca da maçã podem ajudar também a aumentar a sensação de saciedade, o que reduz as chances de ingerir alimentos em maior quantidade e, como consequência, contribui para o processo de perda de peso – se estiver seguindo uma boa dieta.

10. Alivia gastrite e úlceras

A quercitina (presente na maçã), ao formar um gel que protege a mucosa intestinal, torna-se uma boa aliada no processo de gastrite e úlceras gástricas.

Aproveite todos os benefícios da maçã

Para manter todas as benfeitorias da maçã, o ideal é consumir 1 porção da fruta por dia. E não ultrapasse essa quantidade, já que a ingestão em excesso pode engordar, levar ao aumento de açúcar no sangue, reações alérgicas, entre outros.

É importante lembrar também que existem quatro tipos de maçã :

  • Gala;
  • Red ou Argentina; 
  • Verde
  • e Fuji.

Todas elas apresentam os mesmos benefícios. “Apenas a maçã verde, que é ainda rica em clorofila e ajuda na melhor oxigenação celular”, conta Bárbara Faustino. Portanto, pode consumir qualquer tipo que os benefícios estão garantidos. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto