Chá de sene ajuda a emagrecer?

Fernanda Lima

Nutricionista alerta que o chá tem poder laxativo e ensina como tomá-lo corretamente

Conheça os riscos do uso indiscriminado de chá de sene. © iStockphoto.com/m-imagephotography


Os chás são grandes aliados quanto o assunto é emagrecimento. Isto porque muitos deles tiram a fome, ajudam a eliminar as toxinas do organismo, além de reduzir a retenção de líquidos. Um dos chá que ganhou a fama de milagroso por ajudar a secar os quilinhos a mais é o chá de sene. Mas será que ele realmente funciona?

Segundo Paola Lisboa, nutricionista da RT Médicos, de fato o chá de sene ajuda a reduzir peso. Porém, isto não pode ser considerado um benefício. "Não é um chá que se deve se ligado a efeitos para emagrecimento, pois seu efeito na verdade é laxativo”, esclarece. "É importante sempre consumi-lo com auxílio de um profissional nutricionista”, enfatiza. 

Contraindicações

Ainda segundo Paola, o chá de sene não deve ser consumido por gestantes, crianças menores de 12 anos, pessoas com problemas no aparelho digestivo,  apendicite, entre outros.

A nutricionista destaca ainda que doses excessivas de chá de sene podem causar até vômitos e cólicas abdominais intensas.
 

LEIA TAMBÉM

6 chás emagrecedores para fazer em casa

Chá de cavalinha: ajuda a emagrecer e reduz celulite

Como fazer?

Para preparar o chá de sene, basta colocar 200 ml de água no fogo para ferver, e, em seguida, acrescentar uma colher de café de suas folhas secas - que podem ser adquiridas em lojas de produtos naturais. Depois, abafe a bebida por 10 minutos. O chá deve ser bebido morno, sem adoçar. Para quem não gosta do chá puro, pode se acrescentar um pouco de  canela em pó.

A nutricionista explica que o chá de sene não deve ser tomado por mais de quatro dias. Além disso, é aconselhável beber uma xícara apenas antes de dormir, pois seu efeito demora cerca de 10 horas para se declarar. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto