Dieta do leite ajuda a enxugar até 1kg por dia

Fernanda Lima

Apesar de contribuir para um emagrecimento rápido, cardápio restritivo pode trazer problemas para a saúde

Conheça os benefícios (e os riscos) da dieta do leite. © iStockphoto.com/Antonio_Diaz


A dieta do leite é um plano bastante alimentar restritivo, que promete um emagrecimento rápido. Assim como a dieta da fruta, dieta do ovo ou ainda dieta da batata doce, o cardápio é considerado um "plano de emergência" para quem quer perder peso em pouco tempo.

O leite é um alimento cheio de benefícios para a saúde, é fonte de cálcio, vitamina A, vitamina D e outros nutrientes. A bebida também ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose e diabetes tipo 2.

Como funciona a dieta do leite?

A dieta do leite se baseia na ideia de que substituir as refeições do dia por copos de leite. A bebida aumenta os níveis de cálcio no organismo, fazendo com que as células do corpo trabalhem de forma mais eficiente, o que pode acelerar o metabolismo e reduzir o armazenamento de gordura

Além disso, como o leite é um alimento pobre em carboidratos, o corpo acaba buscando energia nas gorduras armazenadas, causando assim um emagrecimento rápido

No primeiro dia da dieta, todas as refeições são trocadas por leite. Do segundo dia em diante são acrescentados aos poucos frutas, carne e queijos. Os alimentos permitidos na dieta são:

  • Leite;
  • Frutas;
  • Iogurte (de preferência desnatado);
  • Queijo (de preferência queijo branco);
  • Ovo (de preferência cozido);
  • Carne vermelha (pode ser substituída por carne branca).

Na dieta do leite, não é permitido exceder 100 kcal por porção, por isso, o ideal é substituir o queijo amarelo pelo branco e dar preferência ao leite e iogurte desnatado. Para potencializar o efeito da dieta, é permitido acrescenta canela à bebida, pois o ingrediente é termogênico e pode turbinar o emagrecimento.

Opinião da nutricionista

Apesar do cardápio prometer enxugar até 1kg por dia, Ione Leandro, nutricionista da Onodera Estética, destaca que, de fato, o leite tem inúmeros benefícios dentro de uma alimentação equilibrada, mas não deve ser consumido sozinho. "A dieta é deficiente em alguns nutrientes e inadequada em macro e micro nutrientes”, explica.

Sendo assim a nutricionista não indica este plano alimentar, principalmente para determinadas pessoas. "Não indicaria uma dieta tão restritiva a pessoas com doenças como: alterações glicêmicas, renais, cardíacas, com histórico de enxaquecas, doenças autoimunes, etc." A nutricionista também não sugere a prática de atividade física durante a dieta do leite.

Vale dizer que não é indicado fazer o plano alimentar por mais de oito dias, já que trata-se de uma dieta restritiva em nutrientes. Se feita por um longo período, pode trazer problemas de saúde e causar sintomas como fraqueza e dor de cabeça.  A dieta pode ser repetida depois de um intervalo de, no mínimo, quinze dias.

Por ser restritiva, é aconselahdo procurar um nutricionista antes de começar o cardápio. No entanto, o ideal para manter o peso e não voltar a engordar após a dieta, é fazer uma reeducação alimentar

Cardápio da dieta do leite                                               

  • 1º dia

6 copos de 200 ml de leite.

  • 2º dia              

4 copos de 200 ml de leite. 

2 frutas.

  • 3º dia 

2 copos de 200 ml de leite. 

2 frutas.

Queijo à vontade.

  • 4º dia                

4 copos de 200 ml de leite.

1 fruta.

1 bife grelhado (100gr).

  • 5º dia                 

2 copos de 200 ml de leite.

2 frutas.

1 ovo (cozido).

1 bife grelhado (100-150gr).

  • 6º dia   

2 copos de 200 ml de leite.

1 fruta.

1 ovo (cozido).

1 bife grelhado (100-150gr). 

Queijo a vontade.

  • 7º dia                       

Beber 3 copos de 200 ml de leite.

3 frutas.

  • 8º dia       

2 copos de 200 ml de leite.

1 fruta.

1 bife grelhado (100-150gr).

Queijo a vontade.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto