5 benefícios do morango para a saúde

Daniel Navas

A fruta pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e shakes, o importante é não perder os benefícios do morango

Combate ao envelhecimento precoce e melhora da capacidade mental são alguns dos benefícios do morango. © iStockphoto.com/MariaUspenskaya


Recheado de vitaminas e minerais, o morango pode ser de grande ajuda para quem busca por uma alimentação equilibrada. Entretanto se a ideia é manter a saúde em dia, esqueça o leite condensado e o chantilly: é in natura ou em sucos e shakes que os benefícios do morango são melhor explorados.

A recomendação dos especialistas é consumir entre 10 a 12 unidades por dia. E, como qualquer outro alimento, a frutinha não deve ser consumida em exagero. Veja agora cinco benefícios do morango para a saúde e corra para a feira (ou supermercado) para garantir algumas caixinhas da fruta.

1. Combate o envelhecimento precoce da pele

Isso por conta da boa quantidade de antocianinas, silício e vitamina C presentes na fruta. “Esses elementos são considerados antioxidantes, ou seja, atuam contra os radicais livres, que em excesso no organismo podem envelhecer a derme mais rápido do que o normal”, esclarece Samanta Brito, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

A vitamina C é uma substância essencial para a pele: é importante para o crescimento, manutenção e reparo, protegendo-a contra feridas. “O nutriente estimula a neo-colagênese (formação de novo tecido colágeno) e favorece o clareamento de manchas”, acrescenta Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral, em São Paulo.

2. Previne doenças cardiovasculares

É por esse motivo que a fruta é bastante recomendada para as pessoas com pressão arterial elevada. “O morango é fonte natural de potássio e magnésio e o seu consumo regular ajuda a prevenir a hipertensão, a manter os níveis de oxigênio saudáveis e o fluxo sanguíneo consistente por todo o corpo e a controlar a pressão arterial”, conta Paula.

Além disso, a enorme quantidade de fibras, antioxidantes, fitoquímicos e vitaminas presentes na fruta, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol. “Ao diminuir o LDL (colesterol ruim) - um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de placas ateroscleróticas (gordura) nas artérias -, os morangos desempenham um papel chave na redução de doenças cardiovasculares, bem como de acidentes vasculares cerebrais (AVC)”, afirma a nutricionista.

3. Protege o cérebro

Por ter bons níveis de antioxidantes, o morango protege o sistema nervoso, uma vez que os radicais livres também são prejudiciais para o cérebro e os nervos, causando, inclusive, o desenvolvimento de doenças como Mal de Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla. “Com o passar dos anos, as nossas células cerebrais inflamam e oxidam, o que pode causar danos a memória e a concentração. E o morango ajuda a evitar que esse problema se desenvolva, mantendo a saúde do cérebro”, diz Samanta.

“Um mineral encontrado no morango também tem sido relacionado como benéfico para o cérebro: o potássio. Por melhorar o fluxo sanguíneo para o órgão, esse elemento ajuda a reparar a função cognitiva, como a memória e a capacidade de concentração”, conta Paula.

4. Previne alguns tipos de câncer

“Alguns nutrientes (vitamina C e folato) e os flavonóides quercetina e kampferol, auxiliam no combate às células cancerígenas”, explica Maria Fernanda Cortez, nutricionista da Boali, em São Paulo.

E essa combinação de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios encontrados nos morangos é bem conhecida por combater o aparecimento de diferentes  formas da doença, principalmente aquelas do trato digestivo.

5. Combate inflamações

Mais uma vez eles: os antioxidantes. A quercetina e a catequina, encontradas no morango, podem ajudar a reduzir as inflamações no corpo, que levam a doenças como a artrite (quando o problema atinge as articulações), ou enfermidades cardiovasculares.

“Eles diminuem a proteína C-reativa que é um indicador de inflamações nas artérias, então, quanto menores as taxas, menores também os riscos de ter doenças cardiovasculares”, esclarece Paula. 

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