Chá mate ajuda a emagrecer e a controlar o colesterol

Fernanda Lima

A bebida tem efeito termogênico e ajuda a reduzir o apetite

Conheça os benefícios do chá mate para a saúde. © iStockphoto.com/anyaivanova


Os chás são indicados para dietas de emagrecimento, pois ajudam a limpar o organismo e a reduzir o inchaço. No entanto, um chá pouco conhecido por contribuir a eliminar as gordurinhas é o chá mate. A bebida tem  efeito termogênico e ajuda a reduzir o apetite.

Porém Ana Paula Bedin, nutricionista, destaca que apenas tomar chá não é suficiente. “O chá mate não tem a capacidade de fazer a pessoa perder peso. Ele deve ser associado a uma dieta adequada e a prática de atividade física e aí sim, ajuda a otimizar os resultados”, explica.

Para ter todos os benefícios da erva, não se deve adoçar o chá, nem mesmo com adoçantes - especialmente adoçantes artificiais como aspartame ou sucralose, compostos associados a maior risco de câncer e outras doenças.

"O que pode ser feito é optar pela erva tostada que é naturalmente menos amarga ou adicionar outros sabores como casca ou pedaços de frutas (laranja, limão, abacaxi, morangos), canela, gengibre e até mesmo outras ervas como hortelã", sugere a expert.

Os benefícios do chá mate

A erva mate (ilex paraguariensis) tem sido muito estudada por seus diversos benefícios. Segundo Ana Paula, o chá possui diversos compostos bioativos como flavonóides, ácidos fenólicos e até mesmo cafeína, que conferem à bebida capacidade antioxidante, anti-inflamatória e termogênica, além de melhorar capacidade cognitiva, foco e atenção. Dentre os benefícios já estudados estão: 

  • Auxílio no controle do colesterol e da glicemia;
  • Combate radicais livres, desacelerando o processo de envelhecimento; 
  • Auxílio na prevenção da aterosclerose;
  • Aumento da oxidação de gorduras o que pode ajudar no tratamento da esteatose hepática ("gordura no fígado") e na perda de peso;
  • Ajuda na diminuição do apetite.
     

LEIA TAMBÉM

6 chás emagrecedores para fazer em casa

Chá de boldo: conheça os benefícios da bebida

Chá de cavalinha: ajuda a emagrecer e reduz celulite
 

Como consumir

Ainda de acordo com a nutricionista, estudos indicam o consumo de 3 xícaras por dia de chá mate já são suficientes para trazer os benefícios apontados. "Mas é importante considerar também a quantidade de outras bebidas com cafeína para que não haja um excesso no consumo”, explica Ana Paula.

O consumo excessivo do chá mate pode trazer sintomas como agitação, alteração do sono, dificuldade de concentração e até mesmo taquicardia, alterações da pressão arterial e dor de cabeça. A expert explica ainda que o chá não é indicado para pessoas sensíveis a cafeína, gestantes, crianças e hipertensos.

Faça em casa

Para preparar o chá, basta aquecer 200ml de água, sem deixar ferver (ponto de chimarrão - 90ºC) e despejar sobre 02 colheres de sopa de erva mate. Depois, abafe por 10 minutos, coe e beba. É possível usar também a erva em saquinho.

O ideal é consumir o chá mate logo após o preparo. Porém, é possível armazenar o chá depois de pronto em média por até 12 horas. "Armazene em geladeira e em recipiente de vidro tampado, protegido da luz e oxigênio”, finaliza a nutricionista.

Leia também:

Anúncio google

1 comentário

Tá aí uma coisa que não consigo me acostumar a tomar. Sei que tem muitos benefícios, mas não consigo tomar muito quente e ainda com gosto amargo.

Blog do Sérgio Coach