Conheça os benefícios da mexerica para a saúde

Fernanda Lima

Dentre os benefícios da mexerica está a presença de vitamina C, fibras e sais minerais importante para o corpo

Conheça os benefícios da mexerica. © iStockphoto.com/YelenaYemchuk


A mexerica é uma das frutas mais amadas no Brasil. Cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, é nativa da Ásia e também é chamada de tangerina ou bergamota. Entre as espécies mais cultivadas estão a poncã, a dancy, a cravo, a montenegrina e a murcott (um híbrido de tangerina e laranja, popularmente chamada “morgote”).

Segundo Vanessa Caluete, nutricionista clínica da LC Restaurantes, além de gostosa, a mexerica é cheia de benefícios. A fruta é rica em vitaminas - em especial a C, que fortalece as defesas do organismo e age como antioxidante que previne contra o envelhecimento precoce das células.

Os benefícios da mexerica não param por aí. A fruta possui fibras, que favorecem o trato intestinal e também dão a sensação de saciedade. Ela também conta com sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo. O mineral potássio, por exemplo, contribui com a saúde cardíaca, já que ele é responsável pelo bom funcionamento cardíaco e pela transmissão dos impulsos nervosos.

Frutinha que emagrece

Ainda de acordo com a nutricionista, a mexerica também pode ser uma grande aliada no emagrecimento. Isto porque ela é uma fruta de baixas  caloria - 1 unidade possui apenas 38 kcal -, o que corresponde a menos de 3% da ingestão da alimentação diária de duas mil calorias (base média para adultos). 

Sendo assim, destaca Vanessa, a mexerica é uma fruta que pode ser integrada na dieta alimentar diária, pois além de ter poucas calorias, pode ser facilmente queimada através de alguns minutos de atividade física. Além disso, como já foi dito, suas fibras contribuem para aumentar a sensação de saciedade, o que evita comer fora de hora.

Consumo da mexerica

Segundo a organização mundial da saúde, o ideal é consumir de 3 a 5 porções de frutas e legumes diariamente. A mexerica pode ser incluída no café da manhã ou nos lanches intermediários, entre as refeições. A melhor maneira de ser consumida é in natura, sem adição de açúcar ou adoçantes.

A nutricionista indica o consumo da fruta antes do treino. "Por ter bastante água, ela auxilia na hidratação. Seus carboidratos ainda funcionam como fonte de energia. Além disso, ela contém vitaminas e minerais antioxidantes, como vitamina C e betacaroteno, essenciais no combate aos radicais livres que se formam na prática esportiva”. 

E não é só a fruta que pode ser consumida. A casca da mexerica é rica em vitaminas A, B1, B2, vitamina C, cálcio e fósforo, e pode ser utilizada para fazer doces e geleias, além de chá. Um dos grandes benefícios da casca da tangerina é auxiliar a baixar os níveis de colesterol

Além disso, a casca da fruta também contém um elevado teor de antioxidantes, que ajudam o organismo a combater doenças. Também auxilia no processo de digestão, acalmando o estômago. Acompanhado por gengibre e alfazema, é um ótimo aliado para combater resfriados.

Chá da casca de mexerica

Para consumir o chá da casca da mexerica, é necessário desidratá-la, colocando-a em uma forma de alumínio e deixando ao sol por alguns dias. Após este período, é indicado guardar as cascas em pacote bem fechado na geladeira e consumir em até dois meses.

Para preparar o chá, basta colocar 500 ml de água para esquentar e, quando alcançar fervura, adicionar as cascas de 3 mexericas. Deixe por três minutos, desligue e coe. O chá pode ser tomado quente ou frio, sem adição de açúcar.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto