Conheça os benefícios da pera

Fernanda Lima

Frutinha doce e suculenta possui poucas calorias e vários benefícios, como a presença de fibras e antioxidantes

Conheça os benefícios da pera para a saúde. © iStockphoto.com/AnaMOMarques


A pera é uma frutinha poderosa. Bastante apreciada pela doçura e sabor suave, ela é riquíssima em água, sendo considerada uma fruta diurética. No Brasil, as variedades mais consumidas são d’água, d’anjou, ercolini, rocha portuguesa e williams.

Segundo Ione Leandro, nutricionista da Onodera Estética, a pera é rica em nutrientes, minerais, vitaminas e fibras. Além disso, tem baixa caloria: 1 frutinha com cerca de 100g possui apenas 53 kcal. 

Os benefícios da pera

A pera tem propriedades antioxidantes e glutationa anticancerígena que ajudam a prevenir a hipertensão arterial e o Acidente Vascular Cerebral. A fruta também possui um alto teor de vitamina C.

As peras são uma excelente fonte de fibras. Uma pera fornece 12% da dose diária recomendada de fibras, substâncias que combatem a prisão de ventre e controlam as taxas de colesterol e glicose no sangue. Ela também é grande fonte de fibras insolúveis, que estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon

Consumo 

A fruta é uma ótima opção para ser consumida nos lanches intermediários, como sobremesa e outras preparações do dia a dia. De acordo com a nutricionista, ela também é indicada durante o processo de reeducação alimentar, contribuindo para a redução de peso.

A nutricionista sugere, no entanto, a variação de frutas, pois cada uma tem uma função para o organismo. "Recomendo o consumo de 3 a 5 frutas ao dia”, diz Ione. Lembrando que para garantir o aproveitamento total dos benefícios da pera, é necessário comer a fruta inteira, com casca e tudo. 

Para quem gosta de se exercitar, a dica é consumir a fruta antes do treino, pois fornece energia. Porém, a expert não dispensa o consumo no pós-treino. "Ela pode ser utilizada no pós em forma de suco com um suplemento proteico se necessário. Depende do perfil e hábitos para quem é prescrito", sugere.

Está no ponto?

Para saber se a pera é boa para o consumo, basta fazer o teste do polegar, fazendo uma leve pressão na base do cabinho da fruta. Se a polpa ceder ligeiramente, a fruta estará no ápice da doçura e suculência. Já se essa área for mole, é sinal de que está passada e, provavelmente, escura por dentro.

O ideal é comprá-la bem firme, mas não dura demais, e deixar amadurecer em temperatura ambiente antes de levá-la à geladeira. Dessa forma, ela irá durar até quatro dias, pois o amadurecimento desacelera, mas não cessa com a refrigeração.

Leia também:

Anúncio google

1 comentário

Nossa! Não conhecia todos estes benefícios da Pera. Vou incluir mais na minha alimentação. Obrigado pela dica!

Blog do Sérgio Coach