Qual é o seu peso ideal?

Bruna de França
Muitas fórmulas matemáticas se confrontam para tentar determinar qual é o peso ideal. Entenda a diferença entre elas e saiba como calcular de acordo com cada método

Conheça as diferentes fórmulas para calcular seu peso.


Calcule seu peso ideal

IMC
O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) permite saber em que grupo você está: se você é magra (IMC inferior a 20), se o seu peso é normal (IMC entre 20 e 25), se tem sobrepeso (IMC entre 25 e 30) ou se é obesa (além de 30). 

Este cálculo, validado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), leva em conta a altura e o peso e remete a uma categoria na qual você deve ser inserida, segundo as estatísticas, para estar com boa saúde. Ele não fixa um peso exato e arbitrário a ser atingido.  

O IMC não usa nem a massa muscular, nem a gordura, nem a ossatura. Cuidado, portanto, ao trabalhar com os números. Para citar um exemplo concreto, um atleta de alto nível pode ter um IMC acima de 25 ainda que esteja bem de saúde, explicam os especialistas em nutrição. Este índice de massa corporal elevado é devido à sua massa muscular muito desenvolvida. 

Método Lorentz
Com esta fórmula, você pode calcular um peso ideal mediante parâmetros únicos como a altura e o sexo. Mas o número obtido não leva em conta nem a idade, nem a ossatura... 

Calcule seu peso ideal segundo a fórmula de Lorentz:
Peso ideal = (altura em cm-100) - [(altura - 150) / 2,5]  
2,5 é o número a ser usado pelas mulheres. Se você quer saber o peso ideal do seu marido ou do seu namorado, de acordo com esta fórmula, substitua 2,5 por 4. 

Broca
Esta fórmula é a mais simplista de todas: não precisa usar a idade, a morfologia, nem mesmo o sexo... Basta pegar a altura em centímetros, subtrair 100 e você chega ao peso ideal, segundo esta fórmula. Um cálculo muito grosseiro: uma mulher grande terá um peso ideal que, a priori, parece muito alto. Exemplo: você mede 1,75m, segundo esta fórmula, seu peso ideal é 75 kg.

Calcule seu peso ideal segundo a fórmula de Broca: 
Peso ideal (em kg) = altura (em cm) – 100

Creff
A fórmula de Creff é a mais perfeita dentre a maioria das fórmulas: ela inclui noções de idade e de morfologia. Você deve escolher entre vários cálculos, de acordo com a sua silhueta: fina, normal ou larga. O cálculo é bastante detalhado... Único porém: é difícil avaliar a própria morfologia! Será que é fina, normal, larga? A subjetividade pode, então, levar a um cálculo errado. Sem contar que é sempre possível estar situado entre duas categorias. 

Calcule seu peso ideal de acordo com a fórmula de Creff:
Peso ideal para uma morfologia “fina ou grácil” = [(altura - 100) + (idade/ 10 )] * 0,9² 
Peso ideal para uma morfologia “normal” = [(altura - 100) + (idade/ 10 )]  * 0,9 
Peso ideal para uma morfologia “larga” = [(altura - 100) + (idade/ 10 )] * 0,9 * 1,1

A circunferência do punho
A fórmula de Monnerot-Dumaine é, sem dúvida, um dos métodos mais bem-sucedidos. Ela leva em conta a circunferência do punho e permite se aproximar o máximo possível da ossatura e, com isso, na morfologia de cada um.

Calcule o seu peso ideal de acordo com a fórmula de Monnerot-Dumaine :
Peso ideal (em kg)  = [(altura em cm - 100) + (4 * circunferência do punho (em cm))] / 2 

Cuidado com as fórmulas

Segundo nossos nutricionistas, "não existe realmente um peso ideal para determinado indivíduo. Fazem-se estimativas a partir da altura, da idade, do sexo, da morfologia, do capital genético e elas vão permitir chegar a uma faixa de peso na qual ele deve estar inserido. À exceção dos valores limites muito altos ou muito baixos, o peso ideal deve corresponder à visão de cada um".

É importante ponderar todas estas fórmulas. De fato, elas só têm por indicação o peso total. Os valores efetivos de cada componente não aparecem. Através destes cálculos, é, portanto, impossível conhecer o percentual de massa gorda, de massa magra (vísceras, músculos e esqueleto) e de água.

Garotas, cuidado, portanto, ao utilizar estas fórmulas para definir seu peso ideal: trata-se somente de pesos estimados, teóricos. O seu peso ideal é, acima de tudo, aquele em função do qual você está saudável e contente consigo mesma.  

Copyright foto: Istock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto