Saiba como organizar o guarda-roupa de maneira rápida e fácil

Jessica Krieger
Que tal aproveitar as férias para deixar tudo em ordem? Veja alguns truques que auxiliam na arrumação do armário durante o ano todo 

É preciso paciência e noções de organização para deixar o guarda-roupa mais prático e arrumado.


Arrumar o guarda-roupa nem sempre é uma tarefa fácil: requer disponibilidade, tempo e também alguns artifícios para que as peças fiquem à mostra, simplificando o processo de escolha. Acessórios como cabides, colmeias e caixas ajudam a organizar melhor o espaço, deixando as roupas e lingeries prontas para serem selecionadas e usadas no dia a dia.

Para a personal organizer da Organizzarte, Simone Serrano, o ideal é retirar tudo do armário, analisar as peças que não são mais utilizadas e separá-las para o descarte. Com essa separação, fica mais fácil visualizar a organização do guarda-roupa de acordo com as necessidades diárias.

É importante ficar atento, ainda, à estação vigente para determinar quais roupas devem estar ao alcance de acordo com a temperatura. Levar em conta as peças mais utilizadas também ajuda neste processo. Por exemplo: quem trabalha com roupa social deve ter conjuntos sempre à mão, pendurados em cabides para que não amassem. Já quem vai para a academia todos os dias deve manter os tops, shorts e calças de ginástica em gaveta acessíveis.

“É preciso pensar a logística diária, evitando colocar peças de uso constante em locais de difícil acesso, deixando à mão acessórios e bolsas. Tudo pensado para otimizar o tempo na hora de se produzir”, aconselha.

Como separar as peças?

Simone explica que existem alguns padrões de armazenamento para reduzir o tempo gasto na procura e que facilitam a rotina. As camisas devem ser penduradas, começando por peças de mangas curtas para as mangas longas – sempre seguindo um padrão, como das lisas para as listradas, estampas e xadrez ou vice-versa.

“O principio básico da organização do guarda-roupa é a categorização. Ao agrupar as peças da mesma categoria como grupo de camisas, calças, vestidos, saias, camisetas, roupas de ginástica e lingeries você sempre saberá onde estará guardado o que procura, pois a categoria facilita a memorização e manutenção da ordem”, exemplifica.

Cabides e caixas

O uso de acessórios faz toda a diferença na organização do armário. Entre eles, estão:

Cabides – Podem ser considerados os maiores investimentos na hora de organizar o guarda-roupa. Os mais simples, com ganchos e aberturas, são os mais versáteis. Blusas de alça e vestidos podem ser pendurados nos ganchinhos e as calças, na parte inferior deles. Os cabides também auxiliam na conversação das peças: assim, elas não perdem o formato e estrutura natural e ainda não ficam amassadas.

Colmeias - São ótimas para organizar peças pequenas em gavetas, como lingeries, biquínis ou roupas de ginastica. Podem ser rígidas em acrílico, desenhadas especialmente para cada gaveta, ou compradas em lojas nas seções de organização.
 
Caixas organizadoras – Servem basicamente para organizar roupas pouco usadas lá na parte mais alta do guarda-roupa. No verão, é perfeito para armazenar as peças de inverno. Funcionam, ainda, como espaço extra para organizar sapatos, acomodar os lenços, cintos ou outros acessórios que não tem um local dedicado dentro do guarda-roupa. 

De olho na limpeza

A especialista lembra que o armário deve ser limpo a cada três meses ou num período mais curto de tempo se você observar muito mofo ou excesso de umidade. A retirada do pó deve ser feita junto com a rotina de limpeza da casa, higienizando prateleiras, cantos e sapateiras abertas, que normalmente estão mais propensas ao acumulo de poeira.
 
Para uma faxina mais pesada, a dica é retirar toda a roupa do armário e passar um pano úmido com água e vinagre branco, para remover qualquer sinal de bolor. Em regiões de muita umidade ou em casas que não recebem muita luminosidade, o ideal é deixar as portas dos armários abertas em dias de sol, para que as partes internas possam receber a ventilação necessária para a conservação das peças. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto