Conheça os principais estilistas brasileiros e suas criações

Jessica Krieger
  • Saiba quem são os estilistas brasileiros que vestem as mulheres mais elegantes do país, estão sempre inovando e são referências de moda em todo o mundo 

    Desfile da coleção Verão 2015 de Reinaldo Lourenço.


    Estes designers criativos não começaram criando peças para celebridades e muito menos fazendo desfiles no SPFW.  Os estilistas brasileiros como Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Martha Medeiros e até Francisco Costa, ex-diretor criativo da Calvin Klein, seguiram uma trajetória de descobertas, erros e acertos antes de consolidarem seu nome na história da moda do país. 

    Assim como os principais estilistas internacionais da atualidade, a carreira dos criadores brasileiros traz inúmeros fatos curiosos, biografias de superação e muito trabalho duro. Nesta galeria, veja as histórias que vão além das roupas e de todo o glamour das passarelas. 

    Copyright foto: iMAXtree
  • Alexandre Herchcovitch

    Estilista Alexandre Hercovitch.


    Um dos estilistas brasileiros mais conhecidos no exterior, Herchcovitch teve em casa suas primeiras influências de moda. Desde cedo, o paulistano aprendeu com a mãe, Regina, os princípios básicos da costura. Isso muito antes de concluir a faculdade Santa Marcelina, em 1993, e inaugurar sua própria marca, em 1994.

    Neste mesmo ano, fez seu primeiro desfile no Phytoervas Fashion. Dez anos depois, deixou sua marca nas passarelas internacionais ao desfilar em Londres, Paris e fazer parte do cobiçado line up da Semana de Moda de Nova York.

    Sua última participação como diretor criativo da marca que leva seu nome foi na última SPFW. Em fevereiro desde ano, Herchcovitch anunciou a saída da sua grife, que desde 2008 pertence à InBrands. O estilista, conhecido tanto por coleções femininas quanto masculinas, hoje realiza parcerias com diversas empresas, entre elas a varejista fast-fashion C&A

    Copyright foto: iMAXtree
  • Criações de Alexandre Herchcovitch

    Looks das últimas coleções assinadas pelo estilista à frente de sua marca homônima.


    Alexandre Herchcovitch ficou conhecido por um estilo único, com modelagens inovadoras e até um certo conceito fetichista. Com uma estética apurada, o estilista brasileiro eternizou a caveira em sua estamparia e, nas últimas coleções apresentadas na SPFW, ele mostrou uma feminilidade ousada, com transparências e muitas fendas. 

    Copyright foto: iMAXtree
  • Patricia Bonaldi

    A estilista mineira Patricia Bonaldi.


    Queridinha de celebridades como Sabrina Sato e Marina Ruy Barbosa, a estilista Patricia Bonaldi chegou a pensar em ser advogada. Mineira da cidade de Uberlândia, ela largou a faculdade de Direito no último ano e abriu uma loja multimarcas. 

    Para se diferenciar, percebeu que as clientes preferiam peças sob medida, já que no interior as mulheres gostam da praticidade de "mandar fazer roupas". Ela começou a desenhar, criar, fez faculdade de moda e, em 2003, assinou sua primeira coleção. 

    Agradou tanto que, em 2012, criou uma segunda marca, a PatBo, com um estilo mais fashionista para atender sua clientela mais jovem e antenada. Ou seja: Patricia foi uma das primeiras estilistas a perceber o fenômeno das blogueiras como influenciadoras e apostou neste nicho para divulgar suas coleções pela Internet. Não poderia ter dado mais certo. Hoje, aos 36 anos, ela gerencia as duas marcas próprias e ainda adquiriu mais duas nos últimos anos: a Apartamento 03 e Lucas Magalhães. 

    Copyright foto: iMAXtree
  • Criações de Patrícia Bonaldi

    Últimos desfiles da PatBo no SPFW.


    Com criações presentes em quatro continentes, Patricia Bonaldi conquistou o mundo com coleções que reúnem cortes modernos com uma exuberância artesanal. Seus vestidos de festa, da grife homônima, trazem aplicações e bordados ricos em detalhes. Já a marca PatBo, que desfila no SPFW desde 2014, inova com referências internacionais, com shapes modernos repaginados e um estilo mais fashion.

    Copyright foto: iMAXtree
  • Reinaldo Lourenço

    Estilista Reinaldo Lourenço.


    O designer começou a se interessar por moda cedo, aos 15 anos. E sempre buscou aprender cada vez mais e desenvolver suas habilidades. Foi produtor de Costanza Pascolato e assistente de estilo de Glória Coelho, com quem acabou se casando e tendo um filho, o também estilista Pedro Lourenço

    Estudou na França, no Studio Berçot e criou sua marca própria em 1984. Mas só em 1990 inaugurou sua primeira loja nos Jardins, em SP. Seis anos depois, desfilou sua coleção na primeira edição do SPFW e, a partir daí, passou a chamar atenção no exterior. 

    Hoje, além da sua loja própria, conta com diversos pontos de venda em todo país e comercializa suas peças em espaços de luxo em países como Estados Unidos, França e Itália.

    Copyright foto: iMAXtree

  • Criações de Reinaldo Lourenço

    Looks dos últimos desfiles de Reinaldo Lourenço no SPFW.


    Reinaldo Lourenço participou de todas as edições do SPFW e sempre surpreendendo: seus desfiles estão entre os mais aguardados porque nunca decepcionam. O estilista brasileiro desenvolve looks para uma mulher sofisticada e elegante, que gosta de design, com cortes impecáveis e originais.

    Copyright foto: iMAXtree
  • Gloria Coelho

    Estilista Glória Coelho ao final de um desfile no SPFW.


    Mineira da cidade de Pedra Azul, a estilista estou moda no Studio Bersot em Paris. E quando voltou, em 1974, criou sua primeira marca, a G. Décadas depois, Glória Coelho celebra mais de 40 anos de carreira, pautada criações inspiradas nas artes, religião e cultura.

    Somente na década de 90 a grife mudou de nome e ficou conhecida apenas como Glória Coelho. A "Dama da Moda Brasileira", como a chamou a revista britânica Wallpaper, foi casada por 27 anos com Reinaldo Lourenço, que era seu assistente no início dos anos 80. 

    Com ele, Glória teve seu único filho, o conceituado estilista Pedro Lourenço que comandou durante anos a segunda marca da mãe, conhecida como Carlota Joakina

    Copyright foto: iMAXtree

  • Criações de Glória Coelho

    Looks das últimas coleções de Glória Coelho.


    Com um estilo minimalista com  referências tecnológicas, históricas e até espirituais, Glória Coelho teceu uma bem sucedida carreira na moda. Em suas últimas coleções, apresentadas no SPFW, ela mostrou peças criativas e versáteis - com inúmeras possibilidades de uso. 

    Copyright foto: iMAXtree
  • Martha Medeiros

    Martha Medeiros e suas criações exclusivas com rendas.


    Foi em suas raízes nordestinas que a estilista Martha Medeiros se inspirou para criar peças exclusivas com um estilo artesanal único. Martha soube como poucos levar suas referências nos materiais, nos cenários e na cultura local para o mundo. Especialmente na mistura de cores e em looks trabalhados em renda.

    Depois do curso de Direito e do trabalho como bancária, a estilista se formou em moda no Senac e abriu sua primeira loja em Maceió, a Martha Boutique, com peças multimarcas. Para se diferenciar das concorrentes, passou a apostar mais em peças de renda - o que agradava cada vez mais as clientes. 

    A transição entre a comercialização e a criação de peças foi natural. Para isso, Martha começou a procurar rendeiras locais para realizar parcerias e eleger matérias-primas diferenciadas. Ganhou o mundo. Hoje, as roupas de Martha Medeiros podem ser encontrados em suas lojas próprias no Brasil - uma em São Paulo e outra em Maceió, em mais de 20 pontos de venda em todo país e também em espaços internacionais badalados, como a Bergdorf Goodman em Nova York e a Harrods, em Londres. 

    Copyright foto: iMAXtree
  • Criações de Martha Medeiros

    Peças das últimas coleções de Martha Medeiros.


    As coleções de Martha Medeiros agregam o luxo e a simplicidade das rendas em um trabalho artesanal minucioso e rico em detalhes. Não é a toa que a estilista brasileira é uma das favoritas de celebridades como Deborah Secco e Xuxa. Hoje, ela conta com o apoio de mais de 300 rendeiras e artesãs de diversas comunidades do interior nordestino.

    Copyright foto: Divulgação
  • Francisco Costa

    O brasileiro Francisco Costa comandou a Calvin Klein por mais de 10 anos.


    Durante muitos anos, o nome de Francisco Costa era desconhecido para os brasileiros. Mas este mineiro da cidade de Guarani fez fama internacional quando, em 2003, assumiu a direção criativa da marca Calvin Klein Collection - cargo que deixou em fevereiro deste ano.

    Costa mudou para os Estados Unidos após a morte da mãe, em 1985. Sem falar inglês, ele conciliou cursos da língua com aulas de moda no Fashion Institute of TechnologyMas foi depois de conhecer Herbert Rounick e fazer vestidos para a Oscar de la Renta e Bill Blass que sua vida mudou. 

    O brasileiro trabalhou durante anos com próprio de La Renta, quem considera meu mentor na moda e na vida. O designer também atuou ao lado de Tom Ford, na Gucci, antes de ser contratado pela Calvin Klein, aos 42 anos. 

    Francisco Costa transformou a marca e deu um toque de design às criações minimalistas, que conquistou celebridades como Scarlett Johansson e Kate Hudson. O brasileiro é um dos estilistas mais premiados do mundo, incluindo dois troféus CFDA (Council of Fashion Designers of America) - reconhecido como o Oscar da moda mundial.

    Copyright foto: iMAXtree
  • Criações de Francisco Costa

    Peças criadas por Costa para a Calvin Klein Collection.


    Francisco Costa, que recentemente foi substituído por Raf Simons da direção criativa da Calvin Klein Collection, revigorou a marca com seu olhar apurado e senso estético. Com talento aprimorado com o passar dos anos, seus looks vestem uma mulher elegante, que aprecia cortes impecáveis e modelagens que valorizam a silhueta feminina. 

    Copyright foto: iMAXtree
  • Ronaldo Fraga

    Estilista mineira Ronaldo Fraga.


    O estilista mineiro, nascido em Belo Horizonte, é um verdadeiro contador de histórias. Tanto, que usa as roupas como meio e as passarelas como palco para sua imaginação. Formado em design de moda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado pela Parsons School of Design em Nova York, Ronaldo Fraga afirma que se aventurou nessa carreira por acaso. 

    Na descrição do perfil em seu blog, Fraga conta que não teve mãe costureira ou irmãs provando vestidos em casa e nunca brincou de boneca. Começou pelo simples fato de saber desenhar e gostar de uma boa narrativa. 

    Eleito um dos estilistas mais inovadores do mundo pelo Design Museum de Londres, Ronaldo Fraga integra o line up do SPFW sempre inovando em suas coleções, com peças de rica estamparia e desfiles teatrais. 

    Copyright foto: iMAXtree
  • Criações de Ronaldo Fraga

    Desfiles de Ronaldo Fraga nas últimas edições do SPFW.


    Como um contator de histórias, Ronaldo Fraga desfilou duas coleções marcantes nas últimas edições do SPFW: a primeira celebrou o amor e, a segunda, fez uma homenagem aos refugiados, chamando a atenção para este problema de ordem mundial.

    Copyright foto: iMAXtree

  • Samuel Cirnansck

    Estilista Samuel Cirnansck.


    Com apenas 15 anos, Samuel Cirnansck já mostrava interesse por criação além da curiosidade por tecidos e aviamentos. Não foi por acaso que o estilista começou trabalhando na área de figurinos de teatro e ópera. Daquelas imagens dramáticas, veio a influência para a elaboração de vestidos de festa com um estilo próprio. 

    Foi assim que nasceu sua própria grife, em 1999. Dos looks para ocasiões especiais, Samuel Cirnansck passou a criar também vestidos de noiva. Foi ele quem assinou o modelo usado pela atriz Juliana Paes em seu casamento. 

    Antes de participar do SPFW, chegou a vender roupas exclusivas no Mercado Mundo Mix e criar peças para a loja Doc Dog. Integrou a agenda de desfiles de nada mais, nada menos que sete edições do Amni Hot Spot. Suas coleções são pontuadas em um processo obstinado de criação, explorando técnicas artesanais como o handmade e moulage

    Copyright foto: iMAXtree
  • Criações de Samuel Cirnansck

    Coleções apresentadas por Samuel nos últimos SPFW.


    Feminilidade e dramaticidade estão presentes nas produções assinadas por Samuel Cirnansck, especialmente nas passarelas. São peças atemporais que conseguem expressar personalidades. Destaque para um detalhado trabalho de bordados, aplicações e cortes perfeitos presentes em seus vestidos de festa. 

    Copyright foto: iMAXtree
  • Adriana Barra

    Adriana Barra expandiu tanto seus negócios que criou até estampas para os cadeados da Papaiz.


    Adriana Barra é formada em Estilismo pela Faculdade Santa Marcelina e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte. Morou e estudou artes e design fora do país, em cidades como Florença (Itália) e Londres (Inglaterra). Depois de trabalhar em peças publicitárias e ter sido sócia da marca de biquíni Cadê Leila, ela se aventurou na criação da sua marca homônima em 2002.

    Com a grife, Adriana Barra conseguiu criar seu universo paralelo, rico em cores vibrantes e estampas exclusivas. Seus vestidos longos e coloridos ficaram mundialmente conhecidos como um sinônimo de brasilidade. E a alegria de seus desenhos transcenderam o mercado de moda e passaram a integrar objetos de decoração, móveis e até eletrodomésticos. 

    Copyright foto: Divulgação
  • Criações Adriana Barra

    Looks da última campanha de Adriana Barra.


    Um boho moderno, alegre e com estampas permeou as últimas coleções de Adriana Barra. No Inverno 2017, ela trouxe um mix de estilos, com florais e xadrez presentes em looks confortáveis e cheios de estilo. 

    Copyright foto: Divulgação Campanha/Adriana Barra
  • Lenny Niemeyer

    Lenny Niemeyer em desfile do SPFW.


    A estilista mais carioca das paulistas levou a imagem do beachwear de luxo brasileiro para todo o mundo. Lenny Niemeyer nasceu em Santos e foi para o Rio de Janeiro no início dos anos 80 quando se casou com o Paulinho Niemeyer, sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer. 

    Muito antes de pensar em criar a marca, ela já vendia biquinis para as amigas. Mas sua paixão pelo lifestyle carioca e a moda-praia das areias de Copacabana, Leblon e Ipanema a levaram a lançar a própria marca, que levou seu nome. 

    Sua história se confunde com a evolução do beachwear brasileiro: foi ela quem criou coleções mais sofisticadas, elevando os biquinis, maiôs e saídas de praia a outro patamar. Sua biografia lançada em 2008, diz que a estilista sempre procurou modelagens, cores e acessórios que fogem dos padrões. Já chegou, inclusive, a pegar argolas de ossos de boi em um açougue carioca para usar em suas peças. Depois da extinção do Fashion Rio, Lenny Niemeyer passou a integrar as edições de verão do SPFW. 

    Copyright foto: iMaxtree
  • Criações de Lenny Niemeyer

    Looks dos últimos desfiles de Lenny.


    A moda-praia de Lenny ultrapassa as areias e as piscinas e pode ser usada em hoteis de luxo e festas à beira mar. São peças com conceito que traduzem a bossa da mulher brasileira, com bom gosto e aquela sensualidade elegante. 

    Copyright foto: iMaxtree

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto