Aprenda a combinar os vários tipos de estampa xadrez

Jessica Krieger
Mesmo conhecido como um dos símbolos do inverno, o xadrez aparece em tecidos mais leves para ser usado com muito estilo nos dias mais quentes do ano

Kate Middleton com três looks em diferentes versões de xadrez.


O xadrez sempre aparece em um detalhe ou look completo nas passarelas internacionais, transitando entre o streetwear rebelde com influência grunge e versões mais chiques, inspirados na aristocracia inglesa, Kate Middleton. E é justamente ai que está a versatilidade desta estampa, que deixa a produção descolada ou mais elaborada – tudo depende da ocasião.

Looks inteiros em estampa xadrez ganharam espaço ao lado de  produções com uma peça ou outra com essa padronagem. No Inverno, o trench coat é a escolha certa, assim como lenços e cachecóis. Para quem gosta de inovar, ponchos e capas com estes quadriculados complementam qualquer produção. 

Nas ruas: diversas estampas de xadrez em vestidos, looks (quase completos) e casacos.


Para a estação quente, a tendência é apostar em peças curtas, como shorts, vestidos e saias com tecidos leves. “Acho que o verão pede estampas coloridas no estilo xadrez Madras, que nos remete a Índia com tecidos leves e cheia de cores. Adoro um biquíni de xadrez com estampas clássicas escocesas, são um must”, revela Irma Alves, empresária de design de moda. 


Tipos de estampa xadrez

Irma explica que existem diferenças nas padronagens do xadrez, que podem variar em cores, desenhos e tecidos. Os tipos mais usados para a confecção de peças de vestuário e acessórios são os seguintes: 

Burberry - xadrez clássico da marca britânica que leva o mesmo nome;

Tartam – apresenta a clássica estampa escocesa vermelhinha;

Madras – xadrez inspirado no pathwork indiano, geralmente em tons claros e usados em tecidos leves bem para o verão;

Vichy – caracterizado por quadrados pequenos, geralmente preto e branco, branco e vermelho, muito usado nos anos 50 e 60; 

Pied de poule e Pied de Coq – são aqueles quadriculados em preto e branco que foram  eternizado por Coco Chanel em suas estampas. Pied de poule são quadradinhos menores, enquanto Pied de Coq são os maiores;

Príncipe de Gales – usado geralmente em tecidos mais pesados como em ternos e alfaiataria em cores sóbrias e de influência escocesa;

Argyle – com estampas em losango, mistura tons pastéis e escuros geralmente em suéteres masculinos. 

Buffalo Check – tradicional em roupas de flanelas com quadrados maiores em cores fortes, que costuma ser usado nas camisas de influência grunge. 

Xadrez em todas as estações

Basta usar o bom senso para observar que um xadrez colorido, estilo Madras, não combina em nada com versões mais clássicas como o Tartam ou Príncipe de Gales. Na dúvida, o conselho é mesclar uma peça da estampa quadriculada com outra lisa.

Mulheres em todo o mundo apostam na estampa xadrez em looks elegantes e descolados.


“Caso faça opção por peça de roupa em xadrez como calça ou vestido, manter o resto da produção e acessórios de forma mais neutra, sem exagerar”, assegura a designer de moda. 

Com os acessórios em estampa xadrez, a dica é não combinar bolsa com sapato. “Aposte numa bolsa de xadrez clássica com roupa nude ou preta”, recomenda Irma. “No máximo combinaria lenço com sapatos e deixaria o resto da produção com jeans e camisa branca e uma bolsa clássica sem estampa”, completa. 

Copyright foto: iMAXtree/ HUSSEIN ZAK/ARTHUR EDWARDS/AP/PICTURE PRESS EUROPE/SIPA

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto