Saia midi: cinco dicas para apostar sem errar

Aprenda como usar a saia midi e dicas de combinar a peça para criar looks atuais  

O guia completo de como usar a saia midi.


Sai estação, entra estação, a saia midi continua a aparecer nas passarelas e sobretudo nas ruas, onde faz sucesso em looks de street style atuais criados com camadas e texturas diferentes. Mas, na hora de aderir, aquela dificuldade e insegurança batem. Normal, já que, se por um lado a peça inspira sofisticação, por outro, tem um efeito "achatador" de silhueta natural. Abaixo, confira cinco dicas de como usar e combinar a saia midi.
 

Look monocromático, uma alternativa para alongar a silhueta.

Uma questão de proporção

"O grande segredo da saia midi é respeitar a proporção do corpo", ensina Patricia Oliveira, personal branding strategist e diretora do Studio Tutzy. Confinra as dicas da especialista:

  • Se você tem pernas e quadris estreitos, abuse de estampas grandes, volumes e texturas.
  • Para pernas mais grossas e quadris maiores, prefira as de saias de linha A, mais abertas dos quadris para baixo, e para os modelos mais justos prefira cores escuras.
  • Já para o corpo mais comprido que as pernas, prefira as cinturas mais altas, para o corpo com pernas mais longas prefira as cinturas no lugar. 
  • Para corpos com a mesma medida em cima e em baixo, se tiver ombros mais estreitos diminua o volume da saia para não ser 'engolida pelo destaque da saia'. Se estiver na dúvida, invista em um look monocromático, elegante e que vai ajudar a alongar a silhueta 
     
Joelhos cobertos e salto alto, o melhor amigo da saia midi.

Joelhos cobertos

Não importa se você tem 1,60m ou 1,80m: a saia midi deve sempre cobrir os joelhos, ensina Patricia. A partir daí, a altura ideal é uma questão de bom senso.

Mas lembre-se que, quanto mais perto dos joelhos, menor o efeito "achatador" de silhueta ela terá. Ou seja, se você escolher um modelo que pare na metade das canelas, melhor apostar em um bom salto alto para acompanhar. 

 

A fenda é uma ótima maneira de alongar a silhueta e quebrar o efeito sério que a saia midi pode ter.

Invista na fenda

Como o comprimento na altura ou levemente abaixo dos joelhos pode ter caráter sério, uma versão com fenda lateral ou frontal ajuda a quebrar a sobriedade da peça, garantindo um apelo sexy inesperado. Neste caso, combine com um top justinho - um suéter de gola rolê canelado, por exemplo, fica ótimo - ou então uma jaqueta jeans para um resultado descontraído.
 

Saia midi + tênis: a combinação não é só possível, como super atual.

Com que sapato eu vou?

Na hora de escolher os sapatos, a dica é optar por saltos altos que ajudem a alongar a silhueta. No verão, sandálias tanto grossas quanto finas, dependendo da ocasião. Escarpins não são proibidos, mas lembre-se que eles podem reforçar o côté sério.

Já no inverno, ankle boots são as melhores amigas das saias midis. Mas atenção: deve existir um bom espaço entre a barra da saia e o início das botas, que deve ser limitado na parte "mais magra da perna", ou seja, do meio para o fim (em direção aos pés). É alta ou tem a silhueta longilínea? Aposte na saia midi + tênis branco (prefira eles, que estão na moda) para um look em sintonia com a tendência esportiva.
 

Mix de texturas e camadas.

Vai com tudo!

Encare a saia midi como uma saia normal e teste diferentes acompanhamentos, sempre respeitando a regra da compensação: se a saia é ajustada, prefira top mais larguinho e vice-versa.

Para deixar o visual ainda mais contemporâneo, aposte no mix de texturas - e até de estampas, por que não? Uma saia de couro por exemplo pode ficar ótima com um top de lã, assim como uma saia de renda pode ser quebrada por uma jaqueta biker. 

Infalível: a combinação saia reta (nem muito perto, nem muito longe do corpo) + suéter ou camisa levemente ajustados. O resultado é elegante e moderno - aposte sem medo.

Copyright fotos: Imaxtree

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto