Quatro combinações de cores infalíveis para acertar no look

Aprenda como coordenar as peças do seu armário para criar produções coerentes e cheias de estilo

Neutros e cores: aprenda a combinar sem errar. 


Você adora comprar peças coloridas mas, na hora de montar o look, surge a dúvida: "será que azul fica bom com esse tom de verde? E esse amarelo, com o quê vou usar?"... Não, você não está sozinha. "Combinação de cores é uma questão muito presente nos meus atendimentos com clientes e também entre as minhas amigas", revela a consultora de moda Chris Tarricone.  

Por isso, a especialista elaborou uma cartilha, tendo como base o círculo cromático (que conta com 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias), com algumas dicas preciosas para ensinar suas clientes o que fazer perante uma saia vermelha e um top bordô, uma coordenação análoga (cores vizinhas) que garante combinações joviais e criativas, por exemplo. Abaixo, entenda o que são cores análogas e complementares, e confira combinações infalíveis para estar sempre bem vestida.

Looks monocromáticos

Monocromáticos na passarela da Max Mara e nas ruas.


Combinar duas ou mais peças da mesma cor em um só look é uma maneira atual e elegante de coordenar cores e neutros. "Além disso, o tom sobre tom alonga a silhueta", lembra Chris, que sugere brincar com diferentes texturas, formas e acessórios para a produção não ficar monótona. "Você também pode escolher uma cor e reproduzir o mesmo tom em intensidades diferentes em cada peça", diz. No quesito acessórios, a ideia é adicionar uma cor análoga - por exemplo: look todo vermelho com bolsa ou sapato roxo ou bordô.

Cores análogas

Verde + azul, uma combinação análoga inesperada e de efeito. 


Azul e verde parece uma combinação improvável? Pois saiba que cores vizinhas do círculo cromático, chamadas análogas (como azul e verde; laranja e amarelo; rosa e roxo; roxo e laranja) por terem pouco contraste entre elas criam looks elegantes, criativos e com apelo jovial. "O interessante é que é possível escolher a intensidade dos tons de acordo com o gosto pessoal", ensina Chris. Se você achar o verde vivo com azul elétrico um pouco too much, pode optar por nuances mais discretas de ambas as cores, ou então apostar no azul do jeans, como na foto usado com saia midi verde. 
 

Outros exemplos de combinações análogas.

Cores complementares

Outra alternativa de coordenação é explorar as cores diretamente opostas no círculo (verde + vermelho; laranja + azul) ou então os tons em tríade separadas pela mesma distância (roxo + laranja; amarelo + azul; rosa + amarelo), as chamadas cores complementares. "Por terem um alto contraste, essas coordenações imprimem ousadia e informalidade", alerta Chris. Ou seja, as cores complementares têm mais a ver com o fim de semana que com os looks de trabalho.
 

Cores complementares.

Preto e branco

Combinação infalível por excelência, o preto e branco é à prova de erros. Mas se você quiser sair do básico e batido clichê "calça preta + camisa branca", a ideia é acrescentar uma estampa ou texturas diferentes que adicionam mais emoção e deixam a produção mais interessante. Outra opção é coordenar o branco e preto, uma combinação aberta a outras cores, com outros tons, como vermelho e rosa, por exemplo, que adiciona mais informação e vida ao look (como na foto 2).
 

Looks p & b com emoção na passarela da Alberta Ferretii e nas ruas.

Copyright foto: Imaxtree e Maestri/WWD/Shutterstoc/SIPA

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto