Moda anos 80: relembre o estilo e as tendências que marcaram a década

Jessica Krieger

Saiba porque os anos 80 marcaram o universo fashion e como releituras daquela década pontuam coleções atuais

Gigi Hadid com vestido Moschino que faz referência aos anos 80. © iMAXtree


Faz algumas temporadas que um mood eighties invadiu as coleções dos principais estilistas de Paris, Milão, Londres e Nova York. Elementos da década perdida se transformaram em referências para a mulher do século XXI. Ombreiras, sobreposições, vinil, exagero nas formas e nas cores.  

A moda dos anos 80 foi marcada pela extravagância: nunca se consumiu tanto. Especialmente marcas. Estava na moda ganhar dinheiro e se vestir bem, saboreando o luxo oferecido por grandes estilistas. 

Os baby boomers dos anos 60 cresceram e deixaram de lado a cultura hippie paz e amor de seus pais. Eles almejavam fortuna e status – e quanto mais rápido, melhor. É neste contexto que surgiram os yuppies (Young Urban Professional) que se vestiam com ternos Armani, Hugo Boss e Ralph Lauren sóbrios e bem cortados. 

A versão feminina não ficava atrás: a masculinização da roupa da mulher aconteceu para que elas assumissem cargos de chefia, que antes eram considerados exclusivos dos homens. No dia a dia, elas assumiam sua autoridade como mulher com roupas andrógenas com as tão famosas ombreiras.  
 

Lady Di, look de Christian Lacroix e Madonna: ícones dos anos 80. © CNP/AdMedia/SIPA e arquivo SIPA.

Material girl

Madonna foi um dos grandes ícones da década e seu visual foi exaustivamente copiado durante anos. Poucas celebridades tiveram tanta influência na moda como ela. Não é a toa que os versões “Living in a material world and I am a material girl” foi um verdadeiro hino da geração. 

Seu estilo no filme Procura-se Susan Desesperadamente, de 1985, se tornou uma das grandes tendências da década. Sobreposições exageradas e acessórios em metal e acrílico marcaram o figurino da cantora. Sem contar a maquiagem chamativa, com sombras fortes e batom em cores vivas. 

A opulência nos looks eighties também destacou outra personalidade: Lady Di, a princesa de Gales. Seu estilo marcante e luxuoso caracterizou inúmeras produções de moda noite, desde vestidos em estilo sereia com maxi laço em tecidos brilhantes, volume nas mangas de blusas e boleros, blazers abaixo da cintura e saia lápis com fenda discreta.

Suas bolsas quadradas médias em tons neutros viraram febre mundial. Estilistas como Dior, Valentino, Versace e Catherine Walker ganharam ainda mais fama e reconhecimento ao vestir uma das personalidades mais amadas da época.

Década dos estilistas

Com o consumo em alta, os estilistas tiveram um papel essencial na década de 80. Grandes marcas se tornaram verdadeiros impérios de luxo e lifestyle da época. Calvin Klein, Tommy Hilfiger e Donna Karan eram símbolos do status americano. Já Jean Paul Gaultier e Paco Rabanne chacoalharam o universo fashion com roupas metálicas e com aspecto futurista
 

Desfiles de Saint Laurent (2015/16), Marc Jacobs e Louis Vuitton (2017/18). © iMAXtree

Mas nenhum deles fez tanto sucesso quanto Christian Lacroix, um dos favoritos para os looks de alta-costura. Seus vestidos de noite, com exagero de brilhos e detalhes resumiram o luxo e ostentação dos anos 80. Pelo menos até o colapso de Wall Street em 1987.

Culto ao corpo

Foi nos anos 80 que a moda das academias, com a popular lycra, virou tendência. O culto ao corpo, com a febre das aulas de ginástica aeróbica, criou uma moda que antes não se via e que hoje é conhecida como athleisure

As cores vibrantes da new wave se espalharam pelas academias, com polainas multicoloridas e até sobreposições com collants e calças de lycra justas ao corpo. Quem não se lembra das calças leggings pink, tanga sobreposta cavada e bandana atoalhada nos cabelos de Olivia Newton John no clipe Physical?

Peças icônicas

O blazer solto com ombreiras, combinado com calça larga ou saia lápis com fenda atrás, se tornou o símbolo de uma geração de mulheres que trabalham fora e tem ambições profissionais. Assim como as sobreposições desconexas com peças como jeans e colete estavam em alta entre as descoladas.

Releitura de looks clássicos dos anos 80 nas ruas. © iMAXtree

Shapes bufantes, como manga morcego e saia balonê vestiam as fashionistas da época. Sem contar o visual com cintura alta e suspensórios. Os looks monocromáticos, coloridos e divertidos, também tiveram sua expressão máxima na década de 80. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto