Moda anos 70: conheça o estilo que marcou época

Jessica Krieger

Os jovens ditaram comportamento nesta década que transformou padrões estéticos e democratizou a moda

Look da coleção de \verão 2015/2016 da Pucci inspirado nos anos 70. © iMAXtree


O início dos anos 70 herdou o visual hippie, com suas calças boca de sino e vestidos românticos, cheio de flores e franjas. As estampas psicodélicas e coloridas, tão reproduzidas durante toda a década, tiveram origem em 1969, na famosa coleção do estilista italiano Emilio Pucci. 

Mas os anos 70 também foram marcados por um estilo eclético teve muitas referências de outros movimentos culturais como o black power e punk. O glam rock surgiu naquela época, com o look inconfundível de David Bowie. Isso, é claro, sem contar a influência das discotecas. 

A famosa Studio 54 em Nova York ditava moda, com celebridades que vestiam muito brilho e looks extravagantes. Bem ao estilo Cher. No cinema, filmes como Os embalos de sábado à noite faziam sucesso porque mostravam um lifestyle empolgante.

Referências de estilo

Na contramão deste visual, outros ícones da moda surgiam com produções mais relaxadas e elegantes. A atriz Jane Birkin foi um deles, com seus jeans retos, vestidos curtos com gola alta e camisas despretensiosas. A musa até ganhou uma bolsa com seu nome, que hoje é marca registrada da Hermès
 

Jane Birkin, Cher e Farrah Fawcett: ícones da década. © Fotos Internationa /Rex Features/THEVENI/SIPA


Outra referência do estilo feminino dos anos 70 é Farrah Fawcett, do seriado As Panteras. Suas produções e, especialmente seus cabelos, marcaram época e foram copiados exaustivamente por mulheres do mundo tudo. 

Peças icônicas

Jeans – a calça jeans ganhou popularidade e se transformou em um legítimo uniforme dos não-conformistas

Macacão – o look com uma peça só, justa ao corpo e com silhueta mais justa foi uma das peças mais usadas na década

Calças boca de sino – elas viraram febre nos anos 70,especialmente aquelas com cintura alta

Brilho – nas noitadas das discotecas, o brilho presentes em blusas, vestidos, calças e saias

Looks das últimas temporadas da Etro, Gucci e Miu Miu. © iMAXtree


Estilo hippie – várias peças se enquadram nesta referência, com detalhes em franjas e babados. Saias longas, túnicas e vestidos larguinhos com estampas florais e Paisley são ícones da década

Acessórios – sandálias de plataforma, bolsas de franja e crochê, colares com referências artesanais e bijuterias étnicas estavam entre os complementos dos anos 70.

Anos 70 na moda hoje

Releituras do estilo setentinha não faltaram nas últimas temporadas de moda. Da gola alta às estampas psicodélicas, do boho chic ao brilho: são várias as inspirações presentes nas tendências atuais
 

Nas ruas, mulheres usam peças inspiradas nos anos 70. © iMAXtree


As calças jeans flare estão de volta, tomando espaço do modelo skinny. Ombros à mostra, com as blusas no estilo ciganinha, também identificam perfeitamente esta década que exaltou a jovialidade e a ideia de moda acessível. 
 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto