Saiba como arrumar a mala de viagem sem complicações

Jessica Krieger

Roupas versáteis, em cores neutras e que combinem entre si devem ser levadas em conta na organização da mala

Veja as dicas para montar uma mala de viagem sem erro! © iStockphoto.com/Tatomm


A hora de preparar a mala de viagem é sempre uma dor de cabeça. Afinal, é preciso levar em conta a versatilidade das peças sem deixar o estilo de lado. Além disso, em uma mala bem organizada é possível levar de tudo um pouco e não correr o risco de ficar sem opções de looks para toda a estadia.

E hoje ainda existem outras questões que devem ser levadas em conta: uma delas é o peso da mala autorizado pelas companhias aéreas, no caso de uma viagem de avião. Em todos os casos, minimalismo é a palavra da vez, já que as mulheres normalmente são exageradas para arrumar a mala. 

Menos é mais na organização, sempre tendo em mente o tipo de produção que combina com o destino. Seja na praia, cidade ou no campo. A dica é eleger peças com cores neutras e que combinem entre si, com acessórios que ajudam a criar looks diferentes usando as mesmas roupas. 

“Quando pensamos em mala de viagem, poucas peças e versáteis são o ideal, independente de pra onde vamos e quanto tempo vamos ficar. Parece fácil, mas não é, depende muito do roteiro, objetivo de viagem (trabalho ou passeio), estilo pessoal, clima e cultura local, etc”, explica Vandressa Pretto, consultora de Imagem e diretora da Ecole Supérieure de Relooking no Brasil.

Por onde começar?

Vandressa afirma que existem alguns truques para começar o processo. “O bom é sempre olhar as peças em cima da cama, montar as possibilidades de combinações entre elas e fotografar. As roupas que estão em uso apenas uma ou duas vezes, podem ser repensadas e substituídas”, conta. 

Depois disso, a dica é priorizar peças mais escuras, monocromáticas ou com estampas discretas que combinam melhor entre si. Roupas que sejam facilmente sobrepostas também são boas opções. “Além disso, acessórios impactantes, capaz de mudar o look, são bem-vindos”, diz. 

Lara Gois, jornalista e consultora de moda, aconselha dar preferência a peças em tecidos que não amassam. Roupas que não são muito voluminosas também ajudam a economizar espaço na mala.

Mala de viagem para a praia

Em viagens pelo Brasil, é importante lembrar que o país tem climas diferentes dependendo da região.  No caso de roteiros internacionais, é sempre bom conferir a estação do ano e possíveis oscilações de temperatura antes de escolher os looks da mala. 

Com isso em mente, veja a sugestão de peças que não podem faltar na mala de viagem – no caso para um roteiro para a praia ou balneário:  

  • 1 calça jeans básica
  • 2 shorts – um jeans e outro neutro em cores como branco, nude ou marinho
  • 3 regatas
  • 3 blusas de mangas curtas, sendo uma delas mais arrumadinha para sair à noite
  • 2 vestidos, um liso e básico e outro estampado
  • 1 jaquetinha jeans
  • Lingeries à sua escolha
  • 1 pijama ou camisola
  • 3 biquínis
  • 2 cangas
  • 1 chapéu ou boné
  • 1 chinelo de praia
  • 1 tênis básico, como o branco ou estilo creeper
  • 1 sapatilha ou sandália confortável. Salto somente se tiver alguma festa ou evento programado! 
  • Acessórios como brincos, colares e pulseiras devem harmonizar com as peças escolhidas

Mala de viagem para o frio

Se for inverno e a viagem estiver programada para o sul do Brasil, para as montanhas ou roteiro internacional em época de frio, é importante levar um casaco pesado na mão para deixar espaço na mala. 

“Dependendo do destino, uma blusa térmica para usar por baixo ajuda a enfrentar o inverno rigoroso. Pashminas diferentes ajudam nas composições, aquecem e não ocupam espaço”, explica Lara.  

O ideal é levar calças quentes, blusas de gola alta, tricôs, uma saia de couro e botas com pelo por dentro. A quantidade vai depender do frio que cada uma sente.

Meia-calça e casacos extras podem ser comprados no destino, dependendo, é claro, da temperatura. “Sapatos geralmente pesam muito e ocupam muito espaço. Viaje com o mais pesado. No caso do frio, opte por usar a bota e deixe para colocar na mala os mais leves”, completa a personal organizer Luara Faria.

Dicas práticas para arrumar a mala

Antes da organização, tenha em mente o objetivo da viagem, número de diárias, passeios e clima da região. “Analise o tipo de mala e veja se é apropriada para a viagem. Fique atento ao peso da mala vazia e também ao peso das roupas e acessórios que serão colocados dentro dela”, lembra Luara. 

A consultora de estilo Juliana Marangoni dá cinco dicas práticas de como arrumar a mala sem erro: 

  1. As peças mais pesadas como casacos, calças jeans, shorts, jaquetas, colocar na parte de baixo já que amassam menos; 
  2. As peças com tecidos mais maleáveis e fluidos dobradas ao meio, quanto menos dobrar melhor; 
  3. Os sapatos em saquinhos separadamente e os acessórios pode colocar dentro dos sapatos, e nos espaços que sobram na mala; 
  4. As blusinhas dobradas em rolinhos para não amassar e caber mais; 
  5. Uma dica boa para quem vai comprar mais peças na viagem é levar os sacos fechados a vácuo pois rende muito mais espaço na mala.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto