Moda dos anos 60: entenda o estilo da década

Jessica Krieger

Minissaia, vestidos retos e hot pants: veja as referências na década de 60 que estão no guarda-roupa feminino ainda hoje

Ícone dos anos 60: vestido Mondrian de Yves Saint Laurent. © DALMAS/SIPA


A geração de jovens nascidos no “baby boom” pós-guerra fizeram da década de 60 uma das mais marcantes para o universo da moda. Muito além do casaco de couro e da minissaia, os anos dourados trouxeram liberdade de escolha para a mulher, que se desprendeu dos padrões de estilo pré-estabelecidos em décadas passadas. 

Pela primeira vez na história, a moda se tornou um instrumento ligado à atitude e comportamento. Os looks restritos ao gênero masculino passaram a ser usados pelas mulheres, em um estilo unissex

No ritmo de Elvis Presley e dos Beatles, as mulheres deixaram de lado as saias abaixo dos joelhos e vestidos que cobriam o corpo. Nos anos 60, peças curtas deixavam as pernas à mostra. Se a estampa fosse de poá, floral ou psicodélica era ainda melhor. 
 

Jackie Kennedy, Twiggy e Brigitte Bardot. ©  CATUFFE/Zdenko Hirschler/REX/DALMAS/SIPA

Referências de estilo

Estilistas como André Courrèges e Saint Laurent criaram um padrão de roupa que foi hit nos anos 60: vestidos tubinhos bem curtinhos, em linha reta e com botas brancas que até hoje fazem o maior sucesso. 

A modelo Twiggy foi símbolo da época, com seu estilo andrógeno, olhar marcado e looks com minissaia. Referências em sofisticação europeia, Catherine Deneuve e Brigitte Bardot eram as queridinhas dos estilistas franceses e representaram muito bem o estilo jovial daqueles anos como musas fashionistas.

Nos Estados Unidos, o corte de cabelo pixie de Mia Farrow e suas roupas com típica gola Peter Pan influenciou mulheres do mundo inteiro. A primeira dama Jackie Kennedy também está entre as referências femininas dos anos 60, com seus ternos e saias bem cortadas, chapéu estilo pillbox e maxi óculos escuros. 
 

Looks de Louis Vuitton, Dior e Marques Almeida. © iMAXtree

O que marcou a modo dos anos 60?

Minissaia – peça ícone na história da moda, inventada pela inglesa Mary Quant.  

Vestidos – do modelo trapézio ao tubinho em linha reta: os vestidos foram os hits da década.

Estampaspadronagens de poá, listras, psicodélicas, geométricas, florais e tye dye marcaram os anos 60.

Biquínis – os anos 60 popularizaram os trajes de banho, especialmente hot pants e com top tomara que caia. 

Franjas – no melhor estilo hippie, as franjas marcaram a moda em roupas e acessórios. 

Acessórios – a bota de cano alto e o sapato boneca transcenderam a década de 60 e estão presentes até hoje no guarda-roupa feminino.
 

Referências dos anos 60 no streetwear. © iMAXtree

A moda dos anos 60 nos looks atuais

As tendências mudam a cada temporada, mas referências das décadas passadas sempre reaparecem no mundo fashion e algumas nunca saem de moda. Saias estruturadas com cintura marcada, que pontuaram o início da década de 60, por exemplo, continuam em alta mais de cinquenta anos depois.

Outras referências atuais da década são os vestidos curtíssimos, que deixam as pernas à mostra e são verdadeiros hits de verão – assim como os biquínis hot pants de modelagem mais confortável. 

Top bardot e peças que deixam os ombros em deixam os ombros em destaque também estão presentes nas coleções de hoje. Assim como estampas listradas e geométricas.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto