Barbie através dos tempos: 20 fotos da boneca que nunca sai de moda

Ana Paula Cardoso
  • Em 20 fotos, um passeio pelas transformações do brinquedo icônico que virou símbolo de estilo ao reproduzir a moda dos últimos 58 anos

    Boneca Barbie é mais que um brinquedo, mas um símbolo de estilo. ©  Mattel/Divulgação


    Mais do que uma boneca, um reflexo do seu tempo. É assim que os fabricantes da Barbie definem este ícone de praticamente seis décadas. Nascida em 1958, a boneca já foi criticada por promover um padrão de beleza único e segregador: da mulher alta, magra e loura. Mas a poderosa Barbie nunca se rendeu ao estigma.

    Engana-se quem pensa que os novos modelos de Barbie - com bonecas representando todas etnias e variados tipos de corpos - seja algo exclusivo dos dias atuais. Desde outras épocas, a boneca já mostrava sua vocação para representar as it girls de cada tempo, mesmo que ainda não fossem chamadas desta forma. 

    Barbie: 58 anos representando estilos

    E não trata-se apenas de marketing. A boneca foi lançada em 1959 e já com uma versão inspirada na então "namoradinha de Hollywood", Sandra Dee. Ao longo dos anos, a Barbie representou diversos estilos femininos.

    Seja através de cópias de personagens como Jacqueline Kennedy, seja como uma mostra genérica de uma geração, o que a boneca sempre buscou foi ser a representante número um de tudo que as garotas querem ser.

    E não importa se o estilo é hippie ou hypster, moderna ou exuberante. Como disse a estilista e criadora do vestido envelope, Diane Von Fürstenberg, "a boneca Barbie encarna uma mulher segura dela mesma e independente, com uma enorme vontade de se divertir e estar bonita em todas as ocasiões".

    Confira nossa galeria com alguns exemplos da boneca Barbie através dos tempos.

  • Barbie Teen de 1959

    Barbie Teen de 1959. © Mattel/Divulgação.

    Nos anos 1950, a boneca Barbie retratou o look das estrelas de Hollywood. Esta modelo de maiô, com a franja indefectível, foi inspirada na atriz Sandra Dee, a queridinha dos filmes românticos da década de ouro do cinema americano.

  • Barbie Red Flare de 1962

    Berbie inspirada em Jacqueline Kennedy. © Mattel/Divulgação

    O cabelo curto, mas vaporoso, e a túnica vermelha são marcos de uma época em que Maria Callas e Jacqueline Kennedy ditavam tendências. E Barbie não poderia deixar de homenageá-las.

  • Barbie Twist 1969

    Barbie dos anos 1969. © Mattel/Divulgação

    Este modelo de Barbie mostra uma maquiagem mais leve, um corte de cabelo característico da época e um modelo de vestido com corte futurista, perfeito para dançar o twist - ritmo das pistas nos anos 1960. 

  • Barbie Malibu 1971

    Barbie com maiô em estilo férias. © Mattel/Divulgação

    No início dos anos 1970, o universo da Barbie flerta com o clima de férias. O modelo desta boneca é inspirado nos maiôs de banho inovadores do estilista americano Rudi Gernreich.

  • Barbie Superstar 1977

    Barbie Superstar inspirada em Farrah Fawcett. © Mattel/Divulgação

    Esse modelo de Barbie foi um marco da mudança na expressão do rosto da Boneca.  A Barbie Superstar de 1977 foi inspirada na atriz Farrah Fawcett, estrela da primeira versão do seriado As Panteras.

  • Barbie Hispânica 1980

    Barbie Hispânica: beleza além das louras. © Mattel/Divulgação

    No início da década de 1980, a boneca começa a representar outras etnias. A beleza da mulher hispânica ganha esta belíssima versão da Barbie. 

  • Barbie Afro-Americana de 1980

    Barbie Afro-Americana: a beleza da mulher negra finalmente representada. © Mattel/Divulgação

    Chamada de Barbie Black na  versão original, a boneca foi mais uma representação do conceito de beleza multicultural, muito mais adequado ao mundo em transformação.

  • Barbie Golden Dream de 1981

    Barbie Golden Dream de 1981. © Mattel/Divulgação

    No início da década de 1980, o glamour e o brilho das discothéques reluziam neste modelo da boneca Barbie.  

  • Day to Night de 1985

    Barbie Day to Night: a versão yuppie da boneca. © Mattel/Divulgação

    Na metade dos anos 80, a mulher estabelecia-se. Para encarnar perfeitamente o estilo da vida dinâmica das yuppies - jovem executiva, profissionalmente bem remunerada e que gasta sua renda em artigos de luxo e atividades caras - foi lançada a boneca Barbie Day to Night

  • Barbie Totally Hair

    Barbie Totally Hair: homenagem ao movimento hippie. © Mattel/Divulgação

    Apesar de ser lançada somente em 1992, este modelo de Barbie representava o estilo hippie, marco dos anos 1970 e que foi evidenciado pelo filme Hair, em 1979. Os cabelos longos e as estampas psicodélicas nas roupas da Barbie Totally Hair marcam o comportamento dos jovens adeptos do movimento Flower Power.

  • Barbie Candidata à Presidência 1992

    Barbie candidata à presidência. © Mallet/Divulgação

    Pela primeira vez, a Barbie virava uma candidata à presidência dos Estados Unidos. O país nunca elegeu uma mulher, mas ao menos a boneca icônica já pleiteava a abertura do espaço da mulher na política na última década do século passado.

  • Barbie Donna Karan de 1995

    Estilo Dona Karan em versão Barbie. © Mattel/Divulgação

    Nada mais atual nos anos 90 que inspirar-se nos estilistas marcantes da época. Dona Karan foi uma das marcas vestidas pela boneca mais famosa do planeta. 

  • Barbie Calvin Klein 1996

    Calvin Klein: Barbie em estilo despojado-sofisticado. © Mattel/Divulgação

    Durante todos os anos 1990, a Barbie teve seus modelos assinados por grandes estilistas ada época.  O estilista Calvin Klein não poderia ficar de fora e vestiu a boneca com seu jeans sofisticado em 1996.

  • Barbie Generation Girl 1999

    Barbie e o estilo fim de um milênio. © Mattel/Divulgação

    O fim de um milênio começava a traçar uma ruptura com um estilo único e a boneca Barbie posicionava-se com um visual eclético, no qual diversas referências da moda - como a minissaia, o jeans e os acessórios - uniam-se no look. O recado estava dado: daqui para frente, liberdade será a palavra de ordem.

  • Barbie Working Woman 1999

    Barbie mulher de negócios. © Mattel/Divulgação

    Também o fim do milênio consolidava a mulher de negócios. E os símbolos do sucesso profissional, como tailleur, telefone celular e  uma bolsa fashion, mas funcional, fizeram parte deste modelo.

  • Barbie Jewel Girl 2000

    Barbie dos anos 200 resgata feminilidade de outros tempos. © Mattel/Divulgação

    O ano 2000 entrava e o estilo Barbie  "conversa" com os anos 1950 para trazer a feminilidade da saia rodada com permissão a certas ousadias: como a barriguinha de fora no top cropped e o toque de despojamento da jaqueta metálica.

  • Barbie Geek 2010

    Barbie geek ou nerd: a boneca para os que amam a tecnologia. © Mattel/Divulgação

    Os termos nerd e geek começam a definir a geração apaixonada por tecnologia, que se afirma no início da primeira década dos anos 2000. A Barbie Geek dos anos 2010 está sempre com seus dispositivos móveis ao alcance das mãos e veste-se com a liberdade de cores e conforto, tão apreciados por esta geração.

  • Barbie By Alexis Bitar de 2010

    Barbie vestida por Alexis Bitar em 2010. © Mattel/Divulgação

    Também nos anos 2010 a boneca Barbie ganha novas versões de modelos de roupas desenhadas por grandes estilistas. Aqui o decote de um ombro só e saia reluzente de Alexis Bittar não deixa dúvida: a boneca é mesmo um ícone de moda. 

  • Barbie Fashionista em 2017

    A nova era da Barbie: linda dentro de seu estilo único. © Mattel/Divulgação

    O ano de 2017 afirma a beleza de cada estilo. Não por acaso, o modelo Barbie Fashionista deste ano é representada pela Barbie afro-descendente, com seus cabelos naturais e roupas com caimento confortável, mas sem perder a sintonia com a  moda.  Linda e autêntica.

  • Barbie Estilo Instagram 2017

    Barbie em estilo blogueira de moda. Mais atual, impossível! © Mattel/Divulgação

    Uma típica blogueira influencer de moda.  Assim pode-se definir a modelo de Barbie StyleInsta, criada este ano e que fortalece o compromisso da boneca em manter-se antenada com as tendências de seu tempo. Que venham mais 58 anos!

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto