5 dicas para montar looks com estilo vintage

Jessica Krieger

Saiba como aderir a essa tendência retrô, combinando peças com referências de décadas passadas com roupas atuais

Contraste de textura em um look com uma pegada retrô. © iMAXtree


Um estilo com cara antiga mais moderno agrega personalidade aos looks do dia a dia. Vestir peças da moda de décadas passadas conferem aquele ar retrô às produções, repaginando os clássicos e também o visual. 

E referências não faltam para quem deseja aderir a este estilo: dos anos 70, roupas com inspiração hippie, dos anos 80, o exagero nas formas, como blusas com ombreiras e mangas morcego.  

“O elemento principal para aderir ao estilo vintage é saber misturar peças atuais com peças antigas criando um visual inusitado e um contraste que de aquele up moderno”, afirma a digital influencer Lilian Paiva Santos, do blog Keep a Secret.  Abaixo, confira 5 dicas para aderir mood vintage:

1. Invista do contraste retrô-moderno

Agora você sabe: o segredo para acertar em um look vintage é misturar as peças com estilo retrô e roupas atuais. Um exemplo é combinar uma saia midi rodada, bem característica dos anos 50 e 60, com um cropped ou blusa transparente. A mistura de materiais também é um truque infalível, usando o jeans mom, por exemplo, com uma blusinha camisola de seda e salto alto. 
 

Contrastes e estampas clássicas ganham um perfume vintage nas ruas. © iMAXtree

2. Estampas antiguinhas

Padronagens com cara old fashion como os poás, o xadrez Vichy e flores miúdas, conhecida como estampa Liberty, compõem looks com estilo vintage. Elas podem ser usadas sozinhas ou mix com listras e maxi desenhos. 

3. Saiba escolher as peças retrô

Peças com referências em décadas passadas são essenciais para elaborar um visual retrô. Da década de 50, calças cigarretes ficam bem com suéteres e blusas mais curtas. Dos anos 60, vestidos curtos que deixam as pernas à mostra ou blusas com decote Bardot seguem como tendências justamente pelo visual antigo. 

“Barra da calça dobrada, de preferência aquele modelo mom jeans, com a cintura bem alta e modelagem reta é um bom truque para aderir a este estilo”, diz Lilian Paiva. “Sobreposição com estampa de poá, mais t-shirt vintage e tênis flatform é outra opção”, completa. 

4. Acessórios clássicos

Nos acessórios, óculos escuros gatinho de Audrey Hepburn em Bonequinha de luxo ressurgem com armações grandes e coloridas, para completar looks com um toque retrô. Já nos sapatos, a recomendação é apostar em clássicos de décadas passadas, como os mules, Oxford e estilo boneca. 

5. Fuja do aspecto ultrapassado

Mesmo que o vintage tenha um pé no passado, é preciso ter cuidado para não abusar de peças antiquadas ou com formas que não valorizam o corpo. Uma visita a um brechó pode ser útil para encontrar roupas das décadas de 60, 70 e 80 para fazer composições com itens atuais. 
 

Referências de looks streetwear com estilo vintage. © iMAXtree

 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto