10 livros para ajudar na educação e cuidados com os filhos

Ana Paula Cardoso
  • Confira as indicações de leitura para quem procura a melhor forma de criar e educar crianças e adolescentes 

    Livros sobre educação de filhos ajudam os pais na difícil tarefa de criar crianças e adolescentes.


    Não importa se os pais são de primeira viagem ou se já é o terceiro filho. Também quase não faz diferença se os primeiros filhos vêm trigêmeos ou se o caçula nasceu 15 anos depois do mais velho.  Ou mesmo se a diferença de idade entre as crianças é mínima, no estilo “um por degrau”. A educação de um filho é sempre uma tarefa trabalhosa e dinâmica, que requer habilidade e flexibilidade de pais e educadores, a cada etapa da vida.


     E como ainda não existe uma escola para pais, informação e compartilhamento de ideias são sempre bem-vindos. Confira a lista de 10 livros que ajudam a desempenhar a arte de educar os filhos  e prepará-los para um mundo constantemente em transformação. 

    Copyright foto: reprodução
  • Quem Ama, Educa!

    Quem Ama, Educa! é um dos maiores sucessos editoriais sobre educação de filhos no Brasil.


    Lançado em 2002, o livro Quem Ama, Educa! (Integrare Editora), do psiquiatra Içami Tiba, virou o maior best-seller brasileiro na área de educação. O autor discute temas atuais e propõe aos pais deixarem de lado os padrões repetitivos da educação para quebrarem mitos e adaptarem-se ao mundo cheio de novos estímulos. Içami Tiba orienta sobre quais são os caminhos possíveis para formar cidadãos éticos, felizes e competentes, através da educação de valores recebida em casa. Leitura imperdível.

    Copyright foto: reprodução
  • A Autoestima do seu Filho

    Livro ensina a desenvolver a autoestima das crianças.


    Lançado no Brasil pela editora Martins Fontes, o livro A Autoestima do seu Filho, da especialista americana em pedagogia escolar Dorothy Corkille Briggs,  ensina de modo bem didático, e com exemplos familiares, como os pais devem agir para evitar destruir um dos bens mais preciosos de um ser humano: a autoestima. A autora condena, por exemplo, usar afirmações como “você só sabe fazer bagunça” ou “você não quer saber de estudo”, pois essas frases viram verdades na mente em formação das crianças e podem moldar a personalidade de forma inconsciente. 

    Copyright foto: reprodução
  • Crianças Francesas não Fazem Manha 

    Os princípios da educação francesa viraram exemplo no mundo inteiro.


    Retrato em prosa da realidade vivida na França pela jornalista americana Pamela Druckerman, o livro Crianças Francesas não Fazem Manha (Editora Fontanar) virou um best-seller mundial ao relembrar ao mundo que o papel dos pais é também dar limites. A obra faz um diagnóstico do modelo de educação dos lares franceses, baseado em divisão de necessidades e interesses, diferente do modelo americano, no qual a  criança vira o centro das decisões e ao redor de quem os pais  giram a ponto de não mais conseguirem pegar as rédeas da educação. Uma leitura interessante para mostrar que nem sempre fazer vontades é o melhor para o seu filho.

    Copyright foto: reprodução
  • Melhor de 3 

    O dia a dia da criação de trigêmeos


    Receber a notícia de que a quantidade de filhos a caminho, de uma só vez, é bem maior que a esperada passou a ser algo comum após o desenvolvimento de técnicas de inseminação artificial. No livro Melhor de 3: o dia a dia de um pai de trigêmeos (Ed. Caravansarai), o jornalista Eros Ramos de Almeida relata como foi esse processo de receber três filhos ao mesmo tempo e dá dicas preciosas a pais e mães que estão no mesmo barco. E ainda conta com o simpático prefácio da também jornalista, apresentadora de TV e mãe de trigêmeos, Fátima Bernardes.

    Copyright foto: reprodução

  • A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra

    Livro que ajuda a mulher a não se sentir insegura nesta mudança de fase que é a maternidade.


    O livro não traz exatamente dicas de como cuidar de bebês e nem dá  ideias que vão ajudar diretamente na educação das crianças. Em A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra (Ed.Best Seller) a autora argentina Laura Gutman, psicopedagoga com especialização em família,  toca em pontos tabus, como o impacto que o nascimento de um bebê tem na mente da mulher. Importante para conhecer e entender melhor cada sentimento que virá à tona com a maternidade, ajudando a superar inseguranças e medos que possam prejudicar a educação dos filhos. 


    Copyright foto: reprodução
  • Diário de um Grávido e O Livro do Papai

    Humor na visão dos homens sobre a maternidade e paternidade.


    Os livros Diário de um Grávido, de Renato Kaufman (Ed. Dash ) e o O Livro do Papai (Ed. Objetiva), de Helio de La Peña, destinam-se à tarefa de lembrar que os homens também têm seus medos, inseguranças e questionamentos em torno dessa “mudança de status” de filhos e maridos (ou companheiros) para pais.  Com muito bom humor e uma visão que pode surpreender muitas mulheres, é leitura divertida e conciliadora para o casal à espera do bebê. 

    Copyright foto: reprodução
  • Criando Bebês Felizes 

    Os bebês já conseguem aprender desde muito cedo, mostra o livro.


    Partindo do princípio que os dois primeiros anos de uma criança são os mais importantes para estruturar sua formação, o psicólogo inglês Steve Biddulph defende, em seu livro Criando Bebês Felizes (Ed. Prestígio), que o começo da vida de um ser humano pode definir o equilíbrio físico, emocional e social até a fase adulta. O autor incentiva os pais a serem atentos aos primeiros 36 meses, quando os bebês recebem  os estímulos de amor com muito mais intensidade e registram, segundo Biddulph, os primeiros aprendizados.

    Copyright foto: reprodução
  • Mamãe eu quero + 

    Um guia da boa alimentação das crianças.


    A escritora e jornalista Sonia Hirch começou a escrever há mais de 30 anos sobre dietas, macrobiótica e sobre como os alimentos afetam diretamente a saúde e até os comportamentos emocionais. O livro Mamãe eu Quero + (Ed Corre Cotia) é uma edição revisada do primeiro livro Mamãe eu Quero – Guia Prático de Alimentação (Ed. Mauad). Em ambos a especialista ensina como escolher a alimentação adequada para as crianças. No livro, receitas e dicas para fugir dos alimentos industrializados, para não desistir do aleitamento materno e habituar o paladar das crianças desde cedo às comidas frescas e saudáveis.

    Copyright foto: reprodução
  • Limites sem traumas 

    Na educação dos filhos, excesso de liberdade pode ser prejudicial.


    A obra Limites sem Trauma (Ed. Record), da filósofa e mestre em educação Tania Zagury, foi pioneira em abordar o conceito de ética como premissa para nortear a educação de crianças e adolescentes. A autora, que também é professora, desenvolve de forma didática e acessível a tese de que a ideia de  “liberdade total” na educação  pode ser prejudicial ao preparo para o convívio em sociedade e até para a felicidade dos filhos. 

    Copyright foto: reprodução
  • Escola de Pais

    Conselhos para a educação dos filhos até os seis anos de idade.


    A escola não existe na prática, mas sim na teoria. Indicada por terapeutas de família, o livro Escola de Pais (Ed. Lacerda LivroNovo!) ensina que ter filhos é antes de tudo um ato de renúncia, mas isso não quer dizer que não seja bom ou prazeroso. O jornalista Luiz Lobo fez uma vasta pesquisa no campo da educação e levantou os pontos considerados centrais pelos principais especialistas em pedagogia e educação. A publicação aborda conselhos úteis sobre educação até os seis anos de idade. 


    Copyright foto: reprodução

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto