O que os filmes da Disney podem ensinar às crianças

Ana Paula Cardoso
Entenda como as histórias infantis, retratadas em grandes produções do cinema, ajudam no desenvolvimento das crianças

'O Rei Leão': desenho animado da Disney que ensina sobre perdas e autoconfiança.


A primeira vez que a pequena Olívia Decaudin, 5 anos, assistiu ao desenho animado longa metragem Rei Leão teve uma crise de choro incontrolável. Sua mãe, a executiva de vendas Rari Decaudin, ficou preocupada. “Achei que tinha sido um erro e minha filha ainda não tinha idade para assistir a uma história com um lado trágico”, acreditava Rari.

Mas a mãe de Olívia estava enganada. De acordo com especialistas, as situações de tensão e, muitas vezes, de tristeza das histórias infantis são fundamentais para a formação de valores nas crianças.  

O componente de drama nas histórias infantis tão comum em desenhos animados gira em torno de um único conceito comum a todas as fábulas: ensinar a criança a crescer. “E o processo de amadurecimento é algo muitas vezes doloroso”, explica Maria Corrêa, psicanalista especialista em família.


Nada melhor que este ensinamento tenha um lado lúdico. É por isso que os filmes da Disney, ou outras produções de cinema voltadas para crianças, são importantes na formação infantil. Em geral, os filmes da Disney abordam o momento mais importante na vida dos personagens: quando eles têm de enfrentar suas responsabilidades por conta própria.

A humanidade dos heróis da Disney

Para a criança, ver seus heróis lidarem com medos, perdas e situações difíceis promove uma identificação. Isso explica a repetição, a vontade de ver o filme mais de uma vez. Foi o que que aconteceu com a pequena Olívia, que agora pede constantemente para assistir ao Rei Leão.

Os filmes infantis retratam situações muito comuns à vida adulta. E o preparo das crianças para o processo de crescimento é a principal lição que se pode tirar dos filmes e desenhos da Disney.

Veja os ensinamentos de cinco filmes infantis que fazem o maior sucesso entre as crianças.

Frozen
Baseado no conto A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, o filme ajuda a lidar com as peculiaridades. Aborda temas como a aceitação dos defeitos e qualidades de cada um. Lição principal: para semear amor e admiração, é preciso aceitar a si mesmo, antes de atender às expectativas dos outros.

O Rei Leão
O leãozinho Simba perde seu pai e sente-se culpado por isso. Precisa afastar-se de sua terra para, com a ajuda de amigos, voltar a ter confiança em si mesmo. Lição principal: perdas dolorosas fazem parte da vida e podem nos deixar mais fortes depois de  enfrentadas.

A Bela e a Fera
Ao perder a  proteção do pai, Bela precisará conviver com alguém que lhe causa medo. Sua única defesa é tentar ver o lado bom da Fera. Lição principal: valorizar o que cada um tem de melhor pode ser transformador na relação entre as pessoas.

Cinderela
A famosa princesa do sapatinho de cristal começa a história órfã de mãe, depois perde o pai e passa a ser criada por uma madrasta nada amigável. Lição principal: não se deve mudar a essência, mesmo diante das adversidades. Coragem e gentileza são as armas contra a crueldade.

Toy Story 3
As crianças crescem, os brinquedos ficam de lado. E o que não nos serve mais pode ser útil e valioso a outros. Lição principal: mudanças fazem parte da vida e sempre gera desconforto. Mesmo quando a mudança é positiva, nem sempre se enxerga no momento. Ensina  ainda a desenvolver o desapego e a generosidade. 

Copyright foto: Reprodução / Disney

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto