Veja 10 ideias de brincadeiras para divertir as crianças nas férias

Ana Paula Cardoso
Saia do lugar-comum e faça das férias escolares um momento de prazer, diversão e união entre amigos e família

Proponha brincadeiras criativas para divertir as crianças nas férias



Dezembro e janeiro são meses de pausa nas atividades escolares. Toda criança merece renovar as energias e descansar a mente. Mas para que as férias sejam melhor aproveitadas, é preciso sai da rotina. Deixar de lado os já habituais aparelhos eletrônicos e jogos de videogame pode transformar as férias das crianças em um momento inesquecível.


Veja 10 brincadeiras para divertir as crianças nas férias

Concurso de desenho
Distribua papel, canetas e lápis de cor. Proponha um tema e depois, peça para que alguns adultos, sem saber o nome da criança que desenhou, dê notas aos desenhos. Depois premie o ganhador.

Quizz após filmes
Proponha às crianças assistirem a filmes e depois faça perguntas como: qual é o nome da mãe do personagem principal? Onde se passa o filme? E por aí vai. O ganhador merece um prêmio.

Bolinha de sabão
A brincadeira diverte e entretém os pequenos até o sabão acabar. Queima energia e ativa a concentração. A mistura pode ser preparada em casa com detergente e água ou comprada já pronta.

Jogos Olímpicos
Aproveite a proximidade das olimpíadas rio 2016 e proponha a brincadeira. A ideia é fazer as crianças apostarem corrida, saltarem distâncias e pularem obstáculos. Compre medalhas imitando ouro, prata ou bronze em lojas populares e premie os ganhadores.

Mímica
A brincadeira pode ser feita com no mínimo quatro crianças. O objetivo é adivinhar qual é a palavra, apenas através de gestos, dividindo os pequenos em grupos. Um grupo escolhe a palavra e o outro tem que fazer a mímica e descobrir a palavra escolhida pelo adversário.

Caça ao tesouro
A ideia é esconder um prêmio e espalhar ‘pistas’, que podem ser post-it com dicas de como chegar até o tesouro. As dicas devem conter indicações para se chegar à etapa seguinte, na qual a crianças encontrarão uma nova pista. O mais importante é soltar a imaginação e preparar um percurso divertido, o nível de dificuldade vai depender na idade das crianças.

Adivinhação
A brincadeira do ‘o que é o que é’ costuma ser muito apreciada pelos pequenos. Pegue um lista de adivinhações, possível de se encontrar até pela internet.

Dança das cadeiras
Coloque cadeiras em roda, sempre um número a menos do que a quantidade de crianças participantes. Ponha uma música para tocar. Quando a música parar, cada criança deve sentar-se em uma cadeira. Quem não conseguir sentar, está eliminado. Vai assim até sobrar apenas uma cadeira e duas crianças. Dessas últimas, quem sentar primeiro ganha o jogo.

Continuar a história
A brincadeira consiste inventar uma história estimulando a imaginação dos pequenos. Um deles começa a contar uma história e ao sinal, que pode vir de um adulto ou de outro participante, a criança ao lado continua a narração e vai assim, na sequência, até terminar o número de crianças. Quando não tiverem muitos participantes, pode ir mudando de 'autor' a cada minuto.

Quebra-cabeças
Esta atividade desenvolve a concentração e a inteligência espacial. Escolha os quebra-cabeças de acordo com a idade e o gosto das crianças. Atualmente há vários tipos de quebra-cabeças baseados em personagens de histórias infantis.

Copyright foto:  iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto