Férias em família: veja ideias de roteiros de viagens curtas para agradar às crianças

Ana Paula Cardoso
Quem não conseguiu tirar férias junto com os filhos pode aproveitar os fins de semana para escapadas rápidas, em locais atraentes para as crianças e próximos às grandes cidades

Viagem curtas com as crianças são alternativas para pais que não conseguiram férias junto com os filhos.


Uma situação comum a muitos pais é a impossibilidade de conciliar o recesso de suas atividades profissionais com as férias escolares dos filhos. Para poder viajar com as crianças e aproveitar um pouco das férias com elas, há alternativas, como os roteiros de viagem curtas, para locais próximos às grandes cidades.
 
E não importa se serão apenas dois ou três dias. De acordo com especialistas, crianças vivem intensamente os momentos e nem sempre o tempo é o mais importante. “Crianças prezam mais a qualidade do tempo com os pais do que a quantidade”, orienta a psicóloga especialista em desenvolvimento infantil, Júlia Bittencourt.
 
Então, uma viagem rápida para um local próximo à cidade onde mora já é o suficiente para tornar as férias das crianças inesquecíveis. Conheça a seguir algumas dicas de roteiros de viagens rápidas com crianças.
 

Viagem com crianças perto de São Paulo

Como o tempo é curto, a ideia é fugir dos engarrafamentos que levam ao litoral paulista. Em um raio de 100km de São Paulo não faltam hotéis fazenda, alternativas divertidíssimas para os pequenos e que saem completamente do lugar-comum.
 
Nesses hotéis geralmente há bichinhos e pomares, onde as crianças poderão ver os animais que normalmente só veem por vídeo e subir em árvores, além de provarem frutas tiradas do pé.
 
Há hotéis fazenda em cidades como Atibaia (50km de São Paulo), Mogi das Cruzes (70km de São Paulo), Itu (90km de São Paulo), Campinas (100km de São Paulo) e muitos outros municípios próximos da capital
 

Viagem com crianças perto do Rio de Janeiro

Como praia normalmente já faz parte do dia a dia das crianças nascidas e criadas no Rio, a ideia é fazer um passeio diferente. As cidades da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro estão cheias de alternativas para divertir os pequenos em um fim de semana de férias.
 
Locais com cachoeiras, como o distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, podem promover um fim de semana revigorante. Em Teresópolis, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um local de natureza exuberante e com infraestrutura, onde as crianças podem passar o dia brincando em contato com o verde.
 
Sem contar com a cidade de Petrópolis, com seus museus e espaços culturais da época do Brasil Imperial. As crianças adoram.
 

Viagem com crianças perto de Belo Horizonte

A 55km de Belo Horizonte, equivalente a uma hora e carro,  fica a cidade de Brumadinho, onde está localizado o famoso Instituto de Arte Contemporânea Inhotim. Engana-se quem acha que não é lugar para as crianças. Aos contrário, passar um fim de semana de férias em Inhotim pode pode ser bem mais divertido para quem estiver acompanhado dos filhos.
 
Isso porque há salas com obras interativas, caso de um colchão de espuma de proporções gigantescas, com almofadas de formas geométricas para serem atiradas, enquanto imagens são projetadas em uma tela.
 
Convém levar roupa de banho: há uma piscina, que é uma obra de arte mas pode ser desfrutada em dias quentes. Há ainda outra atividade que as crianças apreciam muito: são os vasos em forma de letras, com os quais pode-se formar nomes e onde são plantadas sementes de plantas e flores.
 
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto