Autismo: diagnóstico começa com observação dos pais

Ana Paula Cardoso
Autismo costuma dar sinais já nos primeiros 3 anos de vida. Saiba como identificar o transtorno 
Informações sobre o autismo têm sido mais divulgadas, facilitando a percepção dos pais sobre o transtorno.
 
Os sinais que podem significar autismo costumam aparecer nos primeiros meses de vida. As crianças com o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA) já começam a demonstrar uma certa incapacidade de conexão com o mundo ao redor. Um dos sintomas mais evidentes é o fato da criança parecer desconectada do ambiente e os pais costumam ser os primeiros a perceberem.

 

Foi o que aconteceu com a funcionária de uma autarquia federal, Karla Brasil. Desde que seu filho, Kenzo, nasceu, ela já percebeu algo diferente. “Seu olhar era vago e evasivo. Isso chamava minha atenção. Às vezes eu achava que ele não ouvia, outras que ele não enxergava”, conta a funcionária pública.
 

Desconexão com estímulos

De acordo com a Organização Não-Governamental (ONG) Autismo e Realidade, o portador de autismo não mantém contato visual efetivo e não olha quando é chamado. A partir dos 12 meses, por exemplo, as crianças autistas também não apontam com o dedinho e parecem não escutar.
 
“Certa vez, coloquei meu filho, ainda bebê, em frente a uma gaiola com um pássaro, que batia asas e cantava. Ele não conseguia perceber o animal. Isso me fez achar tudo muito estranho”, relata Karla.
 
O menino, hoje com 10 anos, foi diagnosticado com autismo no primeiro ano de vida, quando Karla resolveu consultar uma fonoaudióloga em função das dificuldades de fala de seu filho. 
 
“Ele não conseguia falar mamãe muito bem e a segunda palavra que ele falou foi ‘quente’ e não papai ou vovó, como em geral acontece. Foi quando recebi o diagnóstico que eu era mãe de um filho autista”.

 
Como perceber o autismo

Em geral, as crianças  autistas demonstram mais interesse nos objetos do que nas pessoas. Também é comum não reagirem quando estimuladas por brincadeiras de esconder, sorrir ou gestuais. O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de conversas com os pais ou responsáveis.
 
Os sintomas costumam se apesentar antes dos três anos de vida, mas por volta dos 18 meses de idade costuma ser possível confirmar uma suspeita de autismo.
 
A maioria das crianças diagnosticadas com o transtorno é meninos. Inclusive esse é o motivo pelo qual no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, incentiva-se as pessoas a usarem azul.
 
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto