Aprenda a fazer massinha caseira para divertir as crianças

Jessica Krieger

Saiba como produzir de forma simples a massinha de modelar e conheça os benefícios deste brinquedo na evolução dos pequenos

Massinha de modelar ajuda os pequenos a desenvolver suas capacidades motoras. © iStockphoto.com/SerbBgd


Muito antes de começar o processo de alfabetização, especialmente o desenvolvimento da escrita, as crianças precisam ser estimuladas a trabalhar a coordenação motora. Os pais podem ajudar neste processo, oferecendo brinquedos e atividades que despertam as habilidades dos pequenos com as mãos.

É aí que entra um brinquedo simples, mas importante nessa fase: a massinha de modelar. Enquanto as mãozinhas enrolam, puxam e apertam, as crianças aguçam o sentido do tato. De forma divertida, brincam ao mesmo tempo em que aprimoram seu potencial de motricidade fina. 

“A massinha de modelar é um recurso simples e com grande importância a ser oferecido e explorado. Ajuda a desenvolver a coordenação motora final, concentração, oralidade, permite às crianças descobrir novas formas, cores, novas texturas, sensações e movimentos, desenvolvendo também a socialização dos pequenos”, explica Mariluci Orben Albano, pedagoga e professora de educação infantil. 

Brincando com a massinha

Com a massinha de modelar, as crianças ficam livres para explorar e usar a criatividade. Cabe aos pais e professores incentivar o uso, com atividades que ajudem também no raciocínio e, futuramente, na aprendizagem de letras e números.  

“As crianças podem explorar a massinha de forma livre, podendo também enriquecer esta atividade com palitos de picolé, forminhas, tesouras (sem ponta) e até mesmo, potinhos, panelinhas, entre outras peças e brinquedos”, analisa Mari. “Só fique atento a idade da criança para que os objetos oferecidos estejam de acordo com sua faixa etária”, completa a especialista. 

Ao contar uma história, a massinha pode servir de base para estimular as crianças a desenhar os personagens. Diferentes texturas podem ser exploradas ao utilizar objetos de diferentes materiais para serem manuseados junto com a massinha. Letras e números também ganham formas com a massinha, despertando, ainda, o interesse dos pequenos pelo alfabeto e matemática.

Massinha caseira: como fazer?

Se brincar com a massinha já é uma diversão, imagina fazer o brinquedo em casa junto com os filhos? Para estes pais que gostam de botar a mão na massa, Mari Orben compartilha uma receita fácil para fazer a massinha caseira, que também está disponível no blog e canal do Youtube que leva seu nome. 

Antes de colocar a dica em prática, a pedagoga lembra que, se a massa ficar grudenta, é preciso acrescentar aos poucos mais farinha de trigo para dar o ponto correto. É importante lembrar, ainda, que todos os ingredientes são comestíveis: se a criança levar a massinha até a boca, não haverá grandes complicações: 

Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
1/2 copo de água
2 dedos de óleo de cozinha
2 dedos de vinagre
Corante alimentício
 
Modo de preparo: Em um recipiente misture todos os ingredientes e amassar bem até ficar no ponto para modelar.
 

 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto