As 6 dicas valiosas para economizar dinheiro nas compras

Ana Paula Cardoso

Que tal repensar a forma de consumir?

Economizar nas compras é um assunto para ser discutido em família. © iStockphoto.com/Sasiistock


Os sinos natalinos e as luzes piscando já compõem a decoração do comércio. Datas festivas como Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, são sempre momentos de grande aumento de consumo. Mesmo quem está apertado de grana, nem sempre pensa em economizar. Mas será que em família estamos preocupados em aplicar uma educação financeira na hora de ir às compras?

Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do best seller Terapia Financeira – quebre o ciclo das gerações endividadas e construa sua independência financeira (Editora DSOP), sem um planejamento prévio, ainda é possível comprar presentes para os filhos.

“Se a condição financeira da família estiver muito apertada, o ideal é ter uma conversa franca com as crianças, buscando mostrar a importância delas para a família e encontrando algo que ela deseja dentro da realidade financeira no momento. A conversa chamará a atenção para que percebam que aquilo que viram em uma propaganda não é o que elas necessitam no momento”, explica Domingos.

Boas compras do amigo oculto à ceia

Se a situação financeira não está tão complicada, ainda é tempo de comprar um bom presente, contudo, antes da aquisição do produto, é necessária a realização de pesquisas de preços e uma análise das melhores formas de pagamento. Isso vale também para a ceia.

Todos sabem a tendência do aumento de alguns produtos considerados essenciais na festividade: peru, castanhas, cerejas costumam ter os preços inflacionados nesta época.

Uma dica é inovar na ceia. Usar banana nas sobremesas, por exemplo, fruta tropical, barata e sempre deliciosa, pode ser uma opção. Substituir peru por peixes também é uma boa ideia.

“A maioria das pessoas ainda não se atentaram para a importância de saber negociar em nosso cotidiano”, explica Domingos, que acrescenta que vários cuidados devem ser tomados para evitar os juros dos parcelamentos, ou mesmo o endividamento no cartão de crédito e no cheque especial.

As 5 dicas preciosas para economizar nas compras

1. Defina uma lista de compras. Antes de sair de casa dê uma boa olhada na despensa e na geladeira para comprar apenas o necessário. Depois faça uma lista dos itens que falta. Liste também as pessoas que vai presentear e o que vai comprar. Não conte com a memória, faça uma lista e guie-se por ela. Pesquisando pela internet, será possível até ter uma noção de quanto vai gastar.

2. Antecipe suas compras. Essa é a dica mais quente dos especialistas. Essa ideia é boa para aqueles que já se sabe que não pode deixar de presentear. Passou numa loja em setembro e viu um produto em promoção que é "a cara" do seu filho? Compre, segure a ansiedade e guarde até a ocasião festiva;

3. Pesquise preços. Essa dica é mais básica que andar para frente. Dê uma olhada nos panfletos dos supermercados, lojas  e nos comerciais na televisão. Fique sempre atento às promoções;

4. Versatilidade. Para roupas, compre as de inverno quando a estação estiver no fim e o mesmo para o verão. Com os alimentos, a dica é comprar frutas e legumes da estação e estocar alimentos não perecíveis que estejam com preços mais baixos;

5. Evite o cartão e negocie à vista. Busque o menor preço à vista, negocie e lembre-se de que as lojas quase sempre têm margens para negociar. Caso não consiga com o vendedor, chame o gerente da loja;

6. Presenteie-se. A dica mais bacana dos especialistas é a respeito do que fazer com o dinheiro que economizou. O ideal é guardar numa poupança e, no fim de um ano, dar a si mesmo um presente que pode ser um livro, uma viagem, um sonho qualquer, de acordo com a quantia em dinheiro que foi economizada.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto