Veja dica de 5 desenhos animados educativos

Ana Paula Cardoso

O fascínio de crianças pelos desenhos animados é inevitável, por isso pais devem incentivar aqueles com conteúdos instrutivos

Desenhos animados podem ser educativos. © iStockphoto.com/djedzura


Não apenas agora, em plena era digital, mas há muitos anos os desenhos animados parecem ser uma constante no mundo infantil. Até mesmo crianças bem pequenas, que não conseguem se manter atentas à uma leitura de um livro de 10 páginas recheadas de figuras e pouquíssimas palavras, são capazes de ficar alegre e calmamente assistindo um desenho animado por um bom tempo. 

Segundo Cristiane Carvalho criadora da Teraplay, empresa especializada em brinquedos terapêuticos para as crianças, os desenhos coloridos e cheios de movimento capturam os olharzinhos até daqueles que não falam e que ainda não são capazes de entender nenhuma mensagem mais profunda. Mas por que isso acontece? 

"Desde a mais tenra idade, a importância do estímulo visual é inegável afinal, as cores e os movimentos são os fatores externos que mais estimulam o ser humano e é por isso que os desenhos fazem tanto sucesso. Some-se a isso o fato de que muitos desenhos atuais são carregados de conversas, mensagens, ensinamentos, músicas e diversão, ou seja, é uma forma infalível de atrair como um ímã a atenção da garotada", estimula Cristiane.
 

LEIA TAMBÉM

Conheça algumas brincadeiras para estimular o seu bebê

Livro infantil: veja lista de 25 clássicos para as crianças
 

Conheça 5 desenhos animados educativos

A especialista alerta que nem todos os desenhos animados são bons. "Muitos passam mensagens controversas e não oferecem modelos positivos de relacionamentos e tampouco de reações boas perante as dificuldades. Por isso, os pais e responsáveis devem estar sempre atentos ao que passa pelas telas", diz Cristiane. 

Para facilitar a vida dos pais, a criadora da Teraplay, fez uma lista de 5 desenhos animados educativos para as crianças.

1. Mini Beat Power Rockers (Discovery Kids)

Já imaginou uma banda formada por bebês? É justamente essa ideia maluca que deixa esse desenho tão inusitado e divertido. Quatro bebês com personalidades diferentes se unem no berçário para formar uma inesperada banda. Enquanto eles tocam estilos de música diferentes, sua cuidadora, viciada em tecnologia, tenta fazê-los ficar em silêncio, numa crítica ao abuso da dependência dos eletrônicos. O desenho traz lições sobre amizade, respeito e empatia ao mesmo tempo em que ensina sobre diversos estilos de música.

2. Puppy Dog Pals (Disney Chanel)

As crianças adoram história protagonizadas por animais. Neste desenho educativo são dois cachorrinhos irmãos, da raça Pug, Bingo e Rolly. Eles acreditam que a vida é bem melhor com seu melhor amigo ao seu lado. É um desenho divertido e leve que traz muitas lições sobre amizade, solução de problemas e colaboração.

3. Vampirina (Disney Jr)

A Vampirina é nova na cidade e precisa se adaptar e enfrentar vários desafios e aventuras com os seus colegas de classe e vizinhos humanos. Em cada episódio, ela aprende não só a respeitar as diferenças, mas a vê-las como algo especial. Cada nova situação leva Vampirina a valorizar o outro, com gentileza e respeito.

4. O Laboratório secreto de Thomas Edison (Nat Geo Kids)

E se um Thomas Edison virtual pudesse introduzir conceitos científicos para as crianças de forma divertida? É justamente isso que acontece nesse desenho quando quatro crianças encontram o laboratório secreto deste famoso inventor e passam viver diversas aventuras cheias de ciência.

5. A lei de Milo Murphy (Disney XD)

Lembra da Lei de Murphy? Aquela segundo a qual se alguma coisa pode dar errado, ela certamente dará errado? Tem uma pessoa que é perseguida por essa lei: Milo Murphy. Mas ele não se abala. Sua personalidade empolgante, positiva, divertida e otimista o leva a superar todos os desafios e reveses de sua vida, ensinando, assim, importantes lições de resiliência, adaptabilidade, perseverança e esperança para a criançada. 

Outros programas criativos

Além dos desenhos animados educativos indicados, Cristiane indica ainda o programa Yoga com Histórias (TV Rá Tim Bum). Trata-se de um programa especial que vale muito a pena ser incluído na lista. Embora não seja um desenho animado puro, as pessoas e as ilustrações interagem o tempo todo.

"Há contação de histórias e estímulo ao movimento físico. O autoconhecimento e respeito às diferenças estão sempre presentes e incentivados", completa Cristiane.

E para fechar, a especialista lembra que até para esses desenhos animados o tempo deve ser limitado. "Crianças precisam de estímulos variados para se desenvolverem adequadamente", lembra. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto