Jogos de tabuleiro: diversão para unir ainda mais a família 

Ana Paula Cardoso
  • Nem só de jogos eletrônicos vive o lazer em casa

    Jogos de Tabuleiro são ótimos para unir a família. © IStcockphoto.com


    Reunir a família em torno de jogos de tabuleiro é um hábito universal e antigo. Além disso, as inúmeras opções deste tipo de entretenimento são a garantia de que o tédio nunca estará presente. Não por acaso, jogos de tabuleiro como o Banco Imobiliário faz sucesso há muitas gerações.

    Quando a família cultiva os momentos para se divertir juntos, os jogos de tabuleiro podem ser o elo geracional, pois grande parte destas brincadeiras não são definidas por faixa etária.

    "Além disso, cada partida pode ensinar muita coisa. Mesmo um jogo bem popular, como o Jogo do Milhão incentiva a memória, a rapidez de raciocínio e a cultura geral", explica a professora e pedagoga Márcia Santos.

    Para ninguém ficar de fora da diversão, A Revista da Mulher selecionou 10 jogos de tabuleiro que podem agradar a família toda. Confira!

  • War

    War: diversão e aprendizado. © Divulgação

    Apesar de ser um jogo que simula uma guerra, na qual a conquista de territórios é o objetivo fim, trata-se de um excelente meio de desenvolver os conhecimentos em geografia. Também o raciocínio estratégico é desenvolvido durante a disputa.

  • Jogo da Vida

    Jogo da Vida simula situações. © Reprodução Pinterest.

    A vida não é um jogo, mas este jogo de tabuleiro reproduz um pouco como as etapas da vida. E torna a brincadeira bem interessante. Nesta atividade, os participantes precisam enfrentar diversos acontecimentos, inesperados ou não, que fazem avançar ou retroceder no percurso das casinhas. Nascimento de filhos, emprego novo, morte de alguém, tudo isso pode acontecer. O jogo pode levar horas, mas é interessante, principalmente para as crianças, que aprendem de forma lúdica como se administra a vida

  • Banco Imobiliário

    Banco Imobiliário: mergulho no sistema financeiro de forma lúdica. © Reprodução Pinterest.

    Clássico dos clássicos, o Banco Imobiliário é talvez um dos jogos de tabuleiro mais conhecido no mundo. Criado na década de 1930, dá foco à administração das finanças de cada jogador. Compra de imóveis, investimento na Bolsa de Valores, heranças e falências podem encher ou esvaziar o poder aquisitivo dos jogadores. Paras os pequenos, é uma boa maneira de se familiarizar com a educação financeira.

  • Academia 

    Academia é um jogo que estimula a capacidade de improviso. © Reprodução Pinterest

    Este jogo consiste em se escolher uma palavra difícil, para que os demais participantes descubram o significado. Mas o divertido é que os demais participantes precisam escrever o significado que consideram ser o da palavra. Depois, será votada a que mais for votada. Ou seja, muitas vezes não basta saber o significado, o blefe também faz parte do jogo. No final, o significado é lido e todos sempre dão boas gargalhadas.

  • Imagem e ação 

    Imagem e ação: é preciso muita criatividade para ganhar o jogo. © Reprodução Pinterest.

    Os jogadores dividem-se em dois grupos. Munidos de um lápis e papel, um dos participantes precisa desenhar para que seus companheiros possam adivinhar a palavra ou expressão escolhida pelo grupo adversário. Não vale mímica e não vale números. Mas vale diversão na certa.

  • Jogo da Mesada 

    Jogo da Mesada pode ajudar na educação financeira. © Reprodução Pinterest.

    Para ser jogado com até seis pessoas, é um jogo elaborado para as crianças a partir de seis anos, mas também é interessante de contar com  a participação de adultos. Durante o jogo, cada participante recebe uma quantia em dinheiro fictício que equivale à sua mesada. A partir de então, terá que pagar contas, fazer compras, aprender a dar e conferir troco. Além de divertido, educativo.

  • Desafino 

    Desafino: música para se divertir em grupo. © Reprodução Pinterest.

    Um jogo no estilo "qual é a música?", consiste em adivinhar o nome da canção seja através de mímica, seja através de cantarolar. Mas não pode cantar a letra. Muito divertido, pois percebe-se que muitas vezes a canção é conhecida dos participantes, mas ninguém sabe o nome da música.

  •  Perfil 

    Jogo Perfil também ajuda a desenvolver conhecimentos gerais. © Divulgação

    Um jogo para desenvolver conhecimentos gerais, já está na sua quinta edição. Consiste em se retirar uma carta, onde encontram-se dicas sobre uma pessoa célebre, um lugar ou em evento. Os demais jogadores tentarão chegar à resposta através  destas descrições. Excelente entretenimento para desenvolver os conhecimentos gerais.

  • Enciclopédia 

    Enciclopédia testa conhecimentos gerais e criatividade para o blefe. © Reprodução Pinterest.

    Um jogo parecido com o Academia, mas em vez de significado de palavras, são perguntas mais abertas. A criatividade das respostas é que torna esse jogo de tabuleiro bem divertido.

  • Show do Milhão 

    Show do Milhão: das telas de TV para o jogo de tabuleiros. © Reprodução Pinterest.

    Este jogo de tabuleiro simula o programa de sucesso da emissora SBT, apresentado por Sílvio Santos. A disputa se dá com perguntas e tempo cronometrado para as respostas. Uma ótima maneira de desenvolver a velocidade de raciocínio e o conhecimento geral.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto