Ideias e dicas para festa de aniversário de um ano

Fernanda Lima

Confira dicas de tema, horário, local e comes e bebes para a primeira festa de um ano de seu filho

Para que os pequenos aproveitem a festa, prefira celebrações curtas, no período da tarde. © Unsplash / Douglas J S Moreira


O primeiro ano de uma criança é tradicionalmente comemorado pela família. Seja uma grande festa ou apenas um bolinho a data nunca passa em branco. No entanto, no momento de decidir como será celebrado o aniversário de 1 ano do bebê, o que não faltam são dúvidas de como comemorar esta data tão especial.

A primeira dica é, segundo Fabíola Guimarães, proprietária do Buffet Doce Criança, fazer uma boa avaliação do seu orçamento. "Muitas pessoas investem em uma super festa após receberem uma graninha extra, como o décimo terceiro. Neste caso, o mais indicado é liquidar as dívidas familiares e, com o que restou, planejar o aniversário de 1 ano da criança."

Número de convidados e local da festa

O primeiro passo para organizar o aniversário é escolher o número de convidados e o local da festa. O horário também é importante. Seu filho já deve ter uma rotina, por isso uma opção é programar a festinha para o meio da tarde, quando ele estiver descansado após a soneca pós almoço. Um horário como 16h também vai agradar os pais de outras crianças pequenas. 

A festa também não precisa ser muito longa. É provável que seu filho acabe ficando irritado se a festa começar às 16h e o parabéns só for acontecer por volta das 20h. Após definido a data e o horário, é comum enviar um “Save the date” por e-mail. "O melhor horário para a festa é das 16 horas da tarde até as 19 horas da noite. Mais do que 4 horas de festa é muito cansativo", diz a expert. 

"Fazendinha" é um bom tema para festas de um ano. © Reprodução/Pinterest

    Tema da festa

    Geralmente o tema escolhido para a festa de 1 ano é livre, já que a criança ainda não demonstrou nenhum interesse específico. A dica é observar qual desenho o bebê mais gosta, ou algum brinquedo ou animal de estimação.

    Aproveite para usar a imaginação na festa, com balões, pratinhos e copinhos coloridos, que já criam um visual interessante para as fotos. Outra alternativa aos personagens do momento é escolher um tema mais universal e atemporal, como "fazendinha", "circo", "bailarina" etc.
     

    LEIA TAMBÉM

    As 10 dicas para montar uma mesa de guloseimas bem criativa

    Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
     

    Comes e bebes

    Na festa de um ano a alimentação e bebida são, basicamente, petiscos, doces e bebidas do universo infantil. É preferível oferecer alimentos que possam ser consumidos com as mãos e fáceis de serem servidos. Pipoca, mini cachorro quente, salgados variados, bolinhos no palito e refrescos sempre caem bem e podem receber decoração e embalagens especiais.

    Se a festa for de pequeno porte, pense em um espaço fixo para organizar os quitutes. Já se o número de convidados for maior e o serviço precisar ser volante, não deixe de pensar em garçons.

    Lembre-se de que os convidados são bebês, e que muitos pais preferem que crianças pequenas ainda não comam chocolate, por exemplo. Por isso, o ideal é ter alternativas ao brigadeiro entre os docinhos, por exemplo. Sirva também água e suco para as crianças pequenas, e evite oferecer aos adultos amendoim ou outros alimentos com que os bebês possam engasgar. 

    Leia também:

    Anúncio google

    Nenhum comentário disponível sobre este assunto