Livre-se dos piolhos

Bruna de França
Se filho acabou pegando piolho? Não precisa se desesperar, mas é preciso agir rápido para que ele não passe piolho para seus coleguinhas (ou para você). Confira nossas dicas para se livrar  desses parasitas sem mais demora.

Pense em eliminar todas as fontes de contaminação: lave os lençóis e os ursos de pelúcia que estiveram em contado com a cabeça da criança.

A maneira mais simples de acabar com uma colônia de piolhos consiste em passar um pente muito fino (especial para esta função) nos cabelos infectados. Neste caso, molhe antes o cabelo e divida-o mecha por mecha.
Existem produtos muito eficazes à base de dimeticona, que agem mecanicamente e não quimicamente para erradicar os piolhos (o produto cobre os orifícios destes insetos; com isso, não há risco de eles desenvolverem resistência por seleção: o produto se mantém ativo!).
Trata-se de uma fórmula não tóxica, o que não é o caso da grande maioria dos demais produtos, muitas vezes neurotóxicos!
Para obter um melhor resultado, é importante observar o tempo de ação do produto e não se esquecer de tratar todo o couro cabeludo, mecha por mecha. Atenha-se à nuca e atrás das orelhas. Se o seu cabelo for comprido, cuide em especial das raízes, às quais o acesso é algumas vezes mais difícil.
Depois de ter deixado o produto agir, enxágue muito bem e, com auxílio de um pente fino, retire os piolhos mortos e seus ovos.

Dicas e conselhos
  • Para facilitar a retirada dos piolhos e seus ovos, use um pente que você mergulha repetidamente em um copo de água quente com vinagre em iguais proporções. 
  • Coloque os piolhos e seus ovos em um saco, feche-o e descarte imediatamente.
  • Você também pode usar um pente elétrico que mata os piolhos com uma pequena descarga elétrica.
  • Prenda os cabelos, se forem compridos. 
  • Lave os lençóis em água a 60º a fim de erradicar os piolhos e as larvas que eventualmente possam ter-se refugiado ali, evitando uma nova contaminação. 
  • Lave ou limpe tudo o que entra em contato com a cabeça das crianças e por isso mesmo continua sendo uma fonte de contaminação: banco do carro, bichinhos de pelúcia, etc.
  • Lembre-se que qualquer lugar ou objeto que não for tratado permanece sendo uma nova fonte de contaminação.  
  • Objetos que não podem ser descontaminados: deixe-os num saco de lixo fechado por duas semanas. É o tempo necessário para que os piolhos vivos morram de fome e que os ovos ecludam e morram por sua vez. Respeite rigorosamente este prazo. 
  • Preventivamente, vaporize o cabelo com uma mistura de óleo essencial de lavanda e água (5 gotas de óleo para 10 ml de água colocados num pequeno vaporizador, por exemplo).

Copyright foto: Istock

Leia também:

Anúncio google

1 comentário

Ótimo conteúdo. É importante lembrar os modos de prevenção também, falo sobre isso em uma matéria https://www.drentrega.com.br/bem-estar/como-evitar-o-piolho