Oscar 2017: reveja os 10 últimos vencedores do prêmio de melhor ator

Adriana Douglas
  • Confira a lista que traz nomes como Leonardo DiCaprio, Matthew McConaughey e Jean Dujardin

    O francês Jean Dujardin e Leonardo DiCaprio estão entre os últimos premiados com o Oscar de Melhor Ator.


    As apostas estão lançadas para saber quem serão os grandes vencedores do Oscar 2017. Marcada para o próximo dia 26 de fevereiro, a 89ª edição da premiação tem como favorito absoluto o musical La La Land - Cantando Estações, indicado em 14 categorias, entre elas as de melhor filme, melhor atriz (Emma Stone) e melhor ator (Ryan Gosling).

    Enquanto Stone tem um páreo duro pela frente na disputa com Natalie Portman, Meryl Streep, Ruth Negga e Isabelle Huppert, Gosling encabeça o favoritismo para levar a estatueta. O ator, indicado pela segunda vez, tenta a vitória contra Casey Affleck, Andrew Garfield, Viggo Mortensen e o veterano Denzel Washington – ganhador de dois Oscar em anos anteriores.

    Na expectativa para conhecer os melhores nas categorias de atuação, a redação d’A Revista da Mulher preparou uma retrospectiva com os 10 últimos vencedores do prêmio de melhor ator. Com direito a dobradinha de Daniel Day-Lewis e surpreendentes vitórias de Leonardo DiCaprio e Matthew McConaughey, confira a lista na galeria a seguir. 

    Copyright foto: Joel Ryan/AP/SIPA e BT1/WENN.COM/SIPA

  • 2016 - Leonardo DiCaprio

    Esnobado nunca mais: Leonardo DiCaprio finalmente levou o Oscar em 2016.


    Após cinco indicações e diversas esnobadas da Academia em anos anteriores, Leonardo DiCaprio finalmente venceu seu primeiro Oscar em 2016 pela atuação como protagonista de O Regresso. A vitória do ator foi uma das mais comemoradas nos últimos anos pelo público e até pelos colegas artistas.

    Copyright foto: BT1/WENN.COM/SIPA

  • 2015 - Eddie Redmayne

    Eddie Redmayne viveu o cientista Stephen Hawking em "A Teoria de Tudo".


    Dividindo o favoritismo com o veterano Michael Keaton, o britânico Eddie Redmayne levou a melhor no Oscar 2015 por sua performance em A Teoria de Tudo. Além da semelhança física, o ator surpreendeu com sua interpretação no papel do famoso cientista Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA).

    Copyright foto: SIPANY/SIPA

  • 2014 - Matthew McConaughey

    Matthew McConaughey: o bonitão vencedor do Oscar.


    Famoso por estrelar diversas comédias românticas, Matthew McConaughey provou ser um ator de primeira categoria ao viver um personagem complexo em Clube de Compras Dallas. Na preparação para o papel de um cowboy portador de AIDS, o astro chegou a perder mais de 20 quilos. O esforço e o talento do bonitão foram recompensados com um Oscar de Melhor Ator em 2014.

    Copyright foto: Stewart Cook/REX/REX/SIPA

  • 2013 - Daniel Day-Lewis

    Daniel Day-Lewis: três vezes vencedor do Oscar de Melhor Ator.


    Em 2013, Daniel Day-Lewis levou para casa seu terceiro Oscar de Melhor Ator e se tornou o ator com o maior número de vitórias na categoria. O britânico, que teve papéis memoráveis no cinema, conseguiu o feito graças à sua impecável atuação na cinebiografia Lincoln, que retrata a vida do emblemático presidente norte-americano Abraham Lincoln.

    Copyright foto: John Shearer/AP/SIPA

  • 2012 - Jean Dujardin

    O francês Jean Dujardin foi o protagonista de um filme mudo em pleno século 21.


    Em O Artista, Jean Dujardin encarou o grande desafio de ser o protagonista de um filme inteiramente mudo (e preto-e-branco) em plena era tecnológica. Sua performance em cena surpreendeu a Academia e o francês foi o vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2012.

    Copyright foto: Joel Ryan/AP/SIPA

  • 2011 - Colin Firth

    Colin Firth: premiado com o Oscar por seu papel como o rei gago George VI.


    O inglês Colin Firth já era uma figura bem conhecida em Hollywood quando recebeu o primeiro (e único) Oscar de sua carreira, em 2011. A indicação ao prêmio veio por conta de sua atuação em O Discurso do Rei, em que interpretou o Rei George VI, da Inglaterra – famoso por sofrer de um grave problema de gagueira.

    Copyright foto: Stewart Cook / Rex Feat/REX/SIPA

  • 2010 - Jeff Bridges

    Dono de um Oscar, Jeff Bridges concorre na categoria de Melhor Ator em 2017.


    Dono de uma extensa e bem-sucedida carreira em Hollywood, Jeff Bridges recebeu neste ano sua sétima indicação ao Oscar. Caso saia vencedor, esta será a segunda estatueta do ator, que levou o prêmio na edição de 2010 por seu papel no drama musical Coração Louco.

    Copyright foto: Matt Sayles/AP/SIPA

  • 2009 - Sean Penn

    Sean Penn: premiado pela atuação em "Milk: A Voz da Igualdade".


    Sean Peann já havia recebido um Oscar de Melhor Ator quando foi agraciado com a segunda estatueta, em 2009, pelo papel em Milk: A Voz da Igualdade. Com uma interpretação intensa, ele deu vida ao ativista político Harvey Milk, que lutou pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos, na década de 1970.

    Copyright foto: Matt Sayles/AP/SIPA

  • 2008 - Daniel Day-Lewis

    Em 2009, Daniel Day-Lewis desbancou Viggo Mortensen, George Clooney, Johnny Depp e Tommy Lee Jones.


    Dezoito anos depois de receber seu primeiro Oscar, Daniel Day-Lewis voltou a brilhar na premiação da Academia ao garantir uma nova estatueta em 2008. Graças à sua atuação em Sangue Negro, o ator desbancou um time de concorrentes de peso, que incluía Viggo Mortensen, George Clooney, Johnny Depp e Tommy Lee Jones.

    Copyright foto: Kevork Djansezian/AP/SIPA

  • 2007 - Forest Whitaker

    Forest Whitaker: único ator negro premiado nos últimos dez anos.


    Único ator negro premiado com o Oscar nos últimos dez anos, Forest Whitaker era considerado o favorito na categoria de Melhor Ator em 2007. Sua primeira e única indicação foi dada graças ao seu papel em O Último Rei da Escócia, no qual interpretou o ditador ugandense Idi Amin Dada.

    Copyright foto: Kevork Djansezian/AP/SIPA

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto