Corrida: 5 dicas para melhorar sua performance

Quer melhorar seu desempenho na corrida? Confira cinco dicas e saiba o que pode fazer a diferença na hora de calçar o tênis e sair para correr.

Corrida: Um dos exercícios mais simples e eficientes.


Completa e eficiente, a corrida também é um dos exercícios físicos mais simples para quem busca melhorias na saúde e perda de peso: basta ter disposição para colocar uma perna na frente da outra. Mas há alguns detalhes que podem não só facilitar, como melhorar e muito sua performance durante a corrida.


Um dos magos das corridas de rua, Brian Beckstead, cofundador da marca de tênis especializada Altra Running, revelou em entrevista à revista Shape que não basta só escolher o melhor calçado para ter um bom desempenho. É preciso prestar atenção nos detalhes para alcançar resultados e não se machucar durante o exercício.

Confira as cinco dicas de Brian Beckstead para melhorar sua performance nas pistas de corrida.
 
Postura
Manter a postura durante a corrida é fundamental para não lesionar nenhum músculo, além de garantir uma respiração equilibrada durante o exercício. Para isso, respeite a fórmula: ombros para trás, peito aperto, joelhos flexionados e tronco ligeiramente inclinado para frente. Com essa postura, você cria uma base forte para uma boa corrida e abre seus pulmões para respirar melhor durante o exercício.
 
Braços leves
Nada de deixar os braços tencionados na frente do tórax, eles podem jogar seu corpo para frente e desequilibrar sua postura, sobrecarregando outros músculos durante o exercício. O ideal é mantê-los ao lado do corpo com os ombros abertos.
 
Pisada
Pisar da maneira correta é fundamental para a saúde da sua coluna. Durante muito tempo acreditou-se que, na corrida, a pisada ideal era aquela que o contato com o solo começa pelo calcanhar. Entretanto, recentes estudos defendem que o contado com o solo deve se iniciar pelo meio do pé. É a chamada pisada natural que, além de ajudar no desempenho, evita lesões na coluna.
 
Cadência
De nada adianta tentar correr longas distâncias em alta velocidade se não estiver preparado para isso. É muito mais eficiente manter um ritmo estável e leve, com boas passadas, do que forçar seu corpo. 

Paciência
Tenha calma. A corrida, como qualquer outro exercício, traz benefícios para sua saúde tanto a curto como a longo prazo. Portanto, tome o tempo que precisar para acostumar seu corpo nesta nova rotina de exercícios, os resultados são realmente gratificantes.

Copyright foto: iStock

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