Abdominal: 5 exercícios para fazer em casa

Jessica Krieger
Os treinos com foco na região da barriga fortalecem e definem os músculos. Mas, para ter aquele tanquinho, é preciso focar também em exercícios que queimam calorias

Confira dicas de exercícios abdominais para deixar a barriga em dia.


Às vezes você se olha no espelho e percebe que sua barriga poderia ser mais durinha e definida? É para isso que existem os abdominais – exercícios com foco nos músculos da barriga que fortalecem e deixam a região ainda mais definida. Mas engana-se quem pensa que os abdominais auxiliam, necessariamente, a perder barriga.

Segundo o personal trainer Carlos Henrique Vidal, se a pessoa deseja um abdome mais rígido, esse tipo de treino específico serve perfeitamente. “Porém, se a ideia é de perder gordura abdominal há outros exercícios, que movimentam o corpo todo e que podem ser praticados”, explica. Antes de tonificar a região com exercícios abdominais, é preciso acabar com a camada de gordura acumulada na barriga.  


Além de hábitos alimentares saudáveis, os resultados desejados podem ser obtidos por meio de exercícios físicos que ajudam a queimar calorias, especialmente no abdome. Entre eles está a caminhada, corrida, musculação e aulas como spinning e jump, por exemplo. Para deixar a barriga ainda mais durinha e fortalecida, os abdominais entram em cena. 

Estes exercícios ajudam a definir a cintura e até melhorar a postura já que o o praticante, ao fortalecer certos músculos, poupa as costas de esforço extra. Ter uma musculatura abdominal forte auxilia, ainda, na eliminação de resíduos e evita a formação de hérnias na coluna. 

Para tonificar a barriga, o ideal é fazer abdominais de três a quatro vezes por semana. Com este intervalo, o indivíduo dá oportunidade da musculatura descansar. “Os treinos abdominais começam a dar resultados em até dois meses após o início da prática e depende da intensidade dos trabalhos musculares”, afirma o personal trainer

Pronta para começar? Abaixo seguem algumas dicas de exercícios para deixar sua barriga mais durinha e definida. Confira: 

1- Abdominal simples. Deitado em um colchonete, com as costas no chão, as pernas dobradas, com a planta do pé no chão, apoiando a cabeça nas mãos, levante os ombros do colchonete. Faça uma série de 30 abdominais.

2- Bicicleta. Deitado como no exercício anterior, leve a perna esquerda em direção ao braço direito, leve o braço direito em direção a perna esquerda, encontrando-os acima da barriga. Alternando as pernas, faça 50 movimentos.

3- Remador. Deitado no colchonete com os braços esticados acima da cabeça e as pernas esticadas, levante o tronco e dobre as pernas ao mesmo tempo, em um movimento como de fosse abraçar as pernas. Repita o exercício 30 vezes.

4- Deitado em um colchonete com as pernas dobradas, planta dos pés no chão, braços esticados ao longo do corpo, a ponta dos dedos apontando para os pés, sustente a cabeça acima do nível dos ombros. Levante os ombros do colchonete, isso fará que seus braços passem por suas coxas. Repita o movimento 50 vezes.

5- Na mesma posição do exercício anterior, mantenha a posição por 45 segundos trabalhando apenas o abdômen, sem forçar o pescoço.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto