Marcio Atalla aponta 6 motivos para incluir atividade física na rotina

Jessica Krieger
A filosofia de vida do preparador físico é mostrar a importância dos exercícios para a vida e saúde das pessoas

Atividades físicas sempre foram prioridades na vida do preparador físico.


Ele foi o responsável por fazer Ronaldo Fenômeno emagrecer em rede nacional no quadro Medida Certa do Fantástico. Mas qual seria o conselho do personal trainer Marcio Atalla para os 56,9% brasileiros que têm excesso de peso? Em resumo: não basta correr só na segunda-feira. A prática de atividades físicas deve fazer parte do dia a dia para que os benefícios sejam reais e duradouros. 

“Hoje, apenas 35% da população brasileira pratica atividades físicas três vezes por semana, sendo que o ideal é 30 minutos por dia e cinco vezes por semana”, alerta Atalla. Ainda segundo os dados do IBGE, 20,8% dos brasileiros com 18 anos ou mais apresentam obesidade. Entre as causas apontadas para o aumento destes números estão a má alimentação e também o sedentarismo.


O personal trainer defende que a atividade física é essencial na vida de qualquer pessoa: “O exercício diário e pode ser feito de várias formas, como uma caminhada, subir e descer escadas ou ir à academia. Vai de cada pessoa. É importante lembrar que o aliado da atividade física é a alimentação, essencial para a manutenção da boa forma e da saúde”, explica. 

O segredo é olhar em volta e encontrar oportunidades para se movimentar e não deixar o corpo parado. E uma boa alimentação completa a rotina de exercícios: uma dieta equilibrada não significa necessariamente excluir determinados alimentos e, sim, optar por ingredientes saudáveis. Atalla acredita que o ideal é fazer um planejamento das refeições no início da semana para facilitar a ingestão de alimentos favoráveis ao corpo. 

“Nesse processo, é importante lembrar que alimentação saudável é aquela que envolve todos os alimentos, e não devemos nos privar de nada. Dentro de uma dieta equilibrada cabe, sim, o doce, o carboidrato e a gordura, desde que em quantidades moderadas e sempre em conjunto com outros alimentos com frutas e verduras. Ou seja, o segredo está no equilíbrio! Nada em excesso faz bem”, diz o preparador que participa da campanha Doce Equilíbrio, que tem como objetivo promover o debate sobre a possibilidade do açúcar fazer parte de uma vida saudável.

Para incentivar as pessoas se exercitarem com regularidade, Atalla destacou 6 motivos para manter-se ativo:

1. Longevidade 

As pessoas que praticam exercícios vivem mais, pois a atividade física ajuda no controle de doenças e na manutenção de níveis bons de colesterol, de pressão arterial e de glicemia.

2. Autonomia

 Com os exercícios, outras atividades do dia a dia tornam-se mais fáceis porque o corpo passa a ganhar força e resistência muscular. O sistema imunológico também fica mais forte.

3. Economia 

O movimento está relacionado à medicina preventiva, ou seja, os benefícios das atividades são tantos que até podem evitar gastos médicos no futuro, já que o corpo permanece mais forte e resistente. Uma pessoa que pratica atividades físicas vai sete vezes menos ao médico do que aqueles que são sedentários.

4. Autoestima 

Fazer exercício libera endorfina, melhora a postura e deixa o corpo e a pele mais bonita, refletindo na autoconfiança e no bem estar consigo mesmo.

5. Sociabilidade 

O exercício proporciona a criação de uma rede de pessoas que gostam de praticá-lo juntas, seja na academia, no parque ou em qualquer outro espaço, promovendo encontros prazerosos.

6. Estética 

Quem não quer ter um corpo bonito? O padrão de beleza é individual, mas as atividades físicas contribuem para qualquer gosto, principalmente, para quem busca o emagrecimento ou o fortalecimento dos músculos.

Copyright foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto