HIIT: treino de 20 minutos queima até 400 kcal

Fernanda Lima
A nova modalidade é indicada para quem quer praticar atividade física, mas não encontra tempo na agenda apertada 

Enquanto meia hora de esteira queima, em média, 270 kcal, 20 minutos de HIIT pode queimar até 400 kcal.


Uma nova modalidade esportiva chegou ao Brasil para ficar: O HITT: “high intensity interval training”, o que em português significa “treinamento intervalado de alta intensidade”. 

Ideal para quem quer praticar atividade física mas não tem tempo, o treino intercala atividades de alta e baixa intensidade e duram, em média, de 4 a até 20 minutos

Vinícius Possebon, preparador físico e criador do sistema de emagrecimento “Queima de 48 Horas”, destaca os benefícios da modalidade: “[o HIIT] melhora o condicionamento cardiovascular, aumenta o metabolismo de repouso e diminui o quociente respiratório (estes dois últimos significam que o corpo começa a queimar mais gordura mesmo estando em repouso).” 

Estudos recentes sobre o HIIT mostraram que o treino é benéfico para pessoas com insuficiência cardíaca, pois conseguem aumentar o condicionamento cardiovascular mais rapidamente do que com exercícios de longa duração. 

Outros estudos também demonstram que quem pratica a atividade consegue mais resultados em emagrecimento com a metade do tempo de um treino tradicional de 1 hora. Além disso foi comprovado que apenas 4 minutos de treinamento basta para ativar as enzimas responsáveis pela oxidação da gordura.

Quem pode praticar o HIIT

Para começar a fazer o HIIT não é preciso já ser praticante de uma atividade física. Basta começar. “Ele pode ser praticado por qualquer pessoa que busca condicionamento físico, emagrecimento e qualidade de vida” explica Possebon. 

Porém, o preparador físico alerta para a duração do treino: de maneira geral, 15 minutos por dia já são suficientes para ter resultado. “Além disso, como é uma atividade de alta intensidade, deve haver liberação médica, sendo que, em estado de aptidão normal não existe contraindicação.”

Conselhos para começar já!

Para quem ficou interessado nesse novo método, aqui vai a melhor notícia: um treino de 20 minutos pode queimar até 400 kcal, enquanto 30 minutos de esteira queima, em média, 270 kcal e o mesmo tempo na bicicleta ergométrica queima 200 kcal. 

“Como são poucos minutos, o gasto calórico do HIIT é alto. Mas o mais importante é o que acontece após o treino: o aumento da queima calórica, podendo chegar até 10% do repouso. Isto é, se o seu metabolismo de repouso é 1200 kcal, você poderá queimar 120 kcal a mais por 48 horas em decorrência do treinamento.”, explica Possebon. 

Para quem quer começar, a dica do treinador é “respeitar o ciclo do exercício, em vez de querer terminar no tempo exato. Além disso, para quem está começando, 3 vezes por semana já são suficientes”, finaliza o especialista.

Na internet é possível assistir vídeos, tanto em inglês como em português, que servirão de guia para quem quiser treinar em casa. Mas é importante consultar um especialista e certificar-se de que não há nenhuma restrição para a prática.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto