Conselhos para ganhar massa muscular mais rápido

Etiene Resende
Entenda como fazer para ganhar massa muscular mais rapidamente sem ter que se sacrificar muito com exercícios e alimentação

Algumas mudanças na rotina podem ajudar a ganhar massa muscular mais rapidamente.


Ainda que muitos pensem o contrário, ganhar massa muscular não é nada fácil. São comuns os casos em que a pessoa investe tempo e dinheiro, mas não consegue ver os resultados, o que gera grande frustração. 

Especialistas sempre afirmam que, para ganhar massa muscular, é preciso seguir à risca uma rotina de exercícios, adequar a alimentação e ainda guardar bem o tempo para o descanso. 

Se você busca aumentar a massa muscular do seu corpo, veja as dicas d'A Revista da Mulher de como alcançar o resultado desejado mais rápido e sem sofrimento ou exageros, apenas adaptando algumas ações e atividades do seu dia a dia.

Conselhos para ganhar massa muscular 

Faça lentamente cada exercício –  É importante executar lentamente os exercícios que você faz na academia, sentindo todo o movimento do músculo. Isso ajuda a evitar que o seu próprio corpo crie as chamadas ‘compensações’ que fazem a atividade ficar bem mais fácil (como aquele impulso de um movimento que ajuda no seguinte).

Não ultrapasse os limites de peso – Lembre-se de manter o limite de 65% da carga máxima que consegue levantar em uma única repetição, em cada exercício. Se consegue levantar apenas um peso de 30 kg em um exercício, passe a treinar com apenas 20 kg, aumentando progressivamente de acordo com o seu desenvolvimento.

Se doer, continue – A primeira coisa que muitas pessoas fazem é parar o exercício, assim que começam a sentir dor. Porém, este é o momento crucial para se ganhar massa muscular. A dor é um sinal de que o músculo começa a ‘queimar’ as chamadas fibras curtas, o que leva naturalmente à hipertrofia muscular. 

Sempre comece pela musculação – Pode parecer inútil, mas começar o treino trabalhando cada músculo isoladamente significa mais energia para os exercícios mais difíceis. O treino aeróbico exige muito também, mas de maneira mais abrangente, com vários conjuntos musculares ao mesmo tempo. 

Treine pelo menos 3 vezes por semana – Manter a rotina de fazer os exercícios físicos entre 3 e 5 vezes por semana é o caminho para ganhar massa. Vale lembrar que é importante evitar repetir os grupos musculares em um curto período, além de mudar as séries a cada 4 ou 5 semanas, substituindo exercícios e dificultando mais os treinos. 

Invista em uma alimentação rica em proteína – Este é um dos principais conselhos para se ganhar massa muscular. Altere sua dieta mudando todas as refeições, principalmente após as atividades físicas, pois isto é fundamental para atingir os resultados. 

Não se esqueça de que cada organismo leva um tempo para responder aos estímulos e que os prazos estipulados para outras pessoas vão funcionar para você. É sempre bom ter em mente que apenas profissionais de nutrição e de educação física podem fazer uma leitura mais realista de suas características, o que pode ser fundamental para alcanças os resultados desejados.

Copyright foto: iStock 

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