Conheça os benefícios do Pilates para o seu corpo

Etiene Resende
Descubra como este método pode ajudar você a aumentar a força e o equilíbrio do seu corpo para se preparar melhor para as atividades do dia a dia

Entre os benefícios do Pilates estão maior equilíbrio e força para o corpo.


Apesar de ter chegado ao Brasil somente em 1991 e ganhado mais adeptos apenas nos últimos anos, o Pilates foi desenvolvido ainda no século passado. Método criado por Joseph Hubertus Pilates no início da década de 1920, está cada vez mais associado ao aumento da força, do equilíbrio e da flexibilidade do corpo. 

De acordo com a Associação Brasileira de Pilates (ABPilates), a prática regular deste método “promove condicionamento, bem-estar e a consciência corporal, tudo isso com equilíbrio entre corpo e mente”. Por isso é indicado tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças. 

Ainda segundo a ABPilates, o método pode ser usado também como uma importante ferramenta de autoconhecimento e educação do movimento. Assim, ele contribui “para o conhecimento do funcionamento do próprio corpo, estabelecimento de limites e prevenção de lesões”, independentemente se a pessoa pratica algum esporte de alto rendimento ou não.

Conheça outros benefícios do Pilates

Ajuda a combater estresse – Trata-se de uma metodologia que possui uma ordem específica de exercícios, desenvolvido de maneira a obedecer um ritmo respiratório, o que exige concentração. O maior controle sobre o corpo e o aumento da capacidade de concentração contribui para lidar melhor com situações de estresse ou ansiedade.

Previne e reduz as dores no corpo – Isso acontece pelo fato de que os exercícios do Pilates promovem um realinhamento da coluna do paciente e o fortalecimento da sua musculatura abdominal. Assim, a pessoa deixa naturalmente de forçar as costas ao realizar qualquer esforço físico. 

Melhora a respiração – O trabalho com a respiração é um dos pilares do método, pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração. É a melhor maneira de fazer com que as pessoas reaprendam a respirar novamente. 

Corrige a postura – O Pilates trabalha o corpo respeitando as curvas fisiológicas, buscando maior absorção do impacto e aumentando a resistência. Assim, quem pratica adquire maior força nos músculos que sustentam a lombar, refletindo em uma melhor execução das atividades do dia a dia.

Aumenta a flexibilidade – Graças aos exercícios que enfatizam o alongamento global do corpo, esta modalidade contribui muito para melhorar a flexibilidade. Isso porque trabalha a extensão de músculos e articulações, o que reflete em todas as nossas atividades. 

Melhora a coordenação motora – Por promover uma maior consciência corporal, que é o conhecimento do próprio corpo, leva a pessoa a descobrir como se movimentar e usar músculos e articulações a seu favor. Isso ajuda a ter mais equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos que estão à sua volta. 

É importante lembrar que toda atividade física deve ser feita com o acompanhamento de um profissional, tanto para evitar erros que podem prejudicar a sua saúde quanto para que se possa extrair ao máximo os benefícios dos exercícios. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto