Malhar com a amiga: 5 exercícios para vocês treinarem juntas

Fernanda Lima
Professores dão dicas de exercícios para queimar calorias ao lado da amiga (e de quebra colocar o papo em dia)
Treinar com a amiga faz com que o tempo do exercício passe mais rápido. 
 
É normal sentir indisposição na hora de praticar alguma atividade física. Mas e se alguém desse um empurrãozinho e ajudasse a dar um chega pra lá na preguiça? A melhor amiga é uma forte candidata para esta missão de queimar calorias.
 
Durante o exercício, que passará mais rápido, ainda é possível colocar o papo em dia. Além de agradável, explica Alexandre Pinheiro, educador físico e diretor do Eletrofit System, a ideia pode trazer benefícios para a saúde.
 
“Mulher ama cuidar do corpo, ama estar bonita, vestir a roupa que gosta estar em ótimas companhias e se sentir bem. Fazendo isso com uma amiga, torna o treino muito mais motivador, menos rotineiro e com certeza mais alegre”, sugere o profissional.
 
Mas vale o alerta: durante o treino, a amiga tem o importante papel de auxiliar e motivar, mas as prescrições e sugestões de exercícios cabem ao profissional de educação física devidamente qualificado.
 
O professor dá algumas dicas de exercícios ideias para se fazer com a amiga: “exercícios em duplas, tipo agachamentos (o qual uma auxilia a outra), abdominais convencionais (com bolas ou elásticos como acessórios), caminhadas, corridas, trecking, treinamento funcional, musculação, etc.”
 
Treinos em circuito também são indicados. “Neste caso as amigas se revezam nos exercícios, otimizando o trabalho, elevando o gasto calórico e abreviando consideravelmente o tempo de treino”, explica Alexandre.
 
Em relação à duração, o profissional sugere que 20 a 60 minutos por treino. Não é indicado ultrapassar 90 minutos, correndo-se o risco do corpo entrar em catabolismo celular (perda de massa muscular) e dificultar a queima de gordura. Já a frequência semanal mínima é de 2 a 3 vezes.
 

5 exercícios para fazer com a amiga

Confira a lista preparada por Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva, para começar a praticar com a amiga. 

  1. HIIT (método Peter Coe)
    Execução: 
    Consiste em corridas rápidas de 200 metros com 30 segundos de descanso para recuperar entre cada ciclo. É possível revezar os ciclos com a amiga ou fazer o exercício ao lado dela.
    Séries: 8 ciclo
    Distância: 200 metros
    Intervalos: 30 segundos
     
  2. Thurster com sandbag
    Execução: Em pé e com o sandbag (ou caneleira com peso) posicionado sobre seu peitoral (porção clavicular), realize um agachamento até aproximadamente 90 graus. Retorno até posição inicial, e no final eleve o sandbag acima da cabeça, mantendo os cotovelos estendidos. Enquanto descansa, troque com a amiga. 
    Séries: 4 a 5
    Repetições: 12 a 15
    Intervalos: 30 a 60 segundos
     
  3. Levantamento terra com barra
    Execução:
    posicionado em frente a uma barra, coluna ou cabo de vassoura, faça um agachamento e segure a barra (pegada inversa). Retorne a posição inicial, mantendo o barra na mesma direção do tronco. Enquanto descansa, troque com a amiga. 
    Séries: 4 a 5
    Repetições: 10 a 12
    Intervalos: 30 a 60 segundos
     
  4. Russian twist com kettlebell em dupla 
    Execução:
    Sentadas lado a lado, tirem os pés do solo e mantenha-os assim, até o final do exercício. Uma amiga levanta o kettlebell, que deve estar posicionado entre as pernas, até a altura do seios, coloca-o no chão e em seguida vira-se para a direita ou para esquerda - dependendo do lado em que a amiga está, e passa o acessório para ela, que deve repetir o movimento. Depois, as amigas trocam de lugar.
    Séries: 4 a 5
    Repetições: 50 a 60
    Intervalos: 30 a 60 segundos
     
  5. Agachamento conjugado com saltos verticais
    Execução:
    com os joelhos dobrados a 90°, mantenha a posição de agachamento por 30 segundados. Enquanto isso, a amiga faz 30 saltos verticais, agachando e colocando a mão no solo. Depois, a dupla inverte os exercícios.
    Séries: de 10 a 15
    Repetições: 30 saltos
    Intervalos: 30 segundos
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto