Conheça os benefícios que andar de patins traz para o seu corpo

Etiene Resende
Atividade física, além de divertida e gostosa, pode ser uma grande aliada para o corpo, ajudando no fortalecimento dos músculos

Mais do que diversão, andar de patins traz diversos benefícios para a saúde.


Parece brincadeira, mas não é. Algumas atividades físicas conhecidas pela diversão podem,  além fazer bem para a mente, trazer benefícios também para o corpo. Andar de patins está com certeza entre estas atividades.

Para o personal trainer Ivan Gomes da Cruz, a prática de uma atividade física deve mesmo ir além da obrigação ou da preocupação com o corpo. “É preciso ter prazer no que está fazendo, o que andar de patins já traz logo de início. É uma atividade buscada por quem tem o interesse despertado, mas só continuam aqueles que realmente se apaixonam e isso é um diferencial que vai além dos benefícios que são gerados pela prática”, explica.

Benefícios de andar de patins

O especialista afirma que a pratica desta atividade física pode ser comparada à corrida, uma vez que contribui para o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, abdome e glúteos. “Além disso, pode gerar uma queima de calorias que varia entre 500 e 800 em apenas uma hora de diversão com os patins”, destaca.

A concentração necessária para se andar de patins, além da coordenação motora e o equilíbrio, importantes para se manter de pé sobre as rodinhas, também trazem ganhos para o praticante. “Tem também um aumento da resistência muscular, bem como agilidade e uma postura mais correta para não desequilibrar, o que vai aos poucos transformando as características corporais”, diz o especialista.  

“Outra vantagem de andar de patins é o fato de que se trata de uma atividade física que gera menos impacto que exercícios como a corrida, por exemplo. Traz benefícios parecidos e gera menos riscos de lesões” ressalta Ivan Gomes da Cruz.

Quem pratica recomenda

Para Cecília Rocha, que durante toda a adolescência andou de patins por pura diversão e retomou a atividade recentemente, os benefícios para o corpo e a mente podem ser sentidos em pouquíssimo tempo. “Além da diversão e da nostalgia de voltar a andar de patins, eu já começo a perceber as mudanças no corpo, mesmo não tendo todo o tempo que tinha antes para praticar”, afirma.

Mas o personal trainer alerta para os cuidados que são necessários para que a atividade não se torne um problema. “Quem já andou de patins há muito tempo e pretende retomar, vá com calma. Comece devagar e vá pegando confiança. Se nunca praticou e quer começar, pense antes nos equipamentos de segurança - e não abra mão deles nunca! - e procure um profissional que possa orientar para uma melhor postura e evitar lesões desnecessárias”, reforça.

É bom reforçar que a ajuda de um profissional é importante para qualquer pessoa que queira praticar uma atividade física, seja qual for a motivação. 

Copyright foto: iStock 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto